Publicidade
Amazônia
Amazônia

Equipamentos e técnicas de Biologia Molecular reúnem pesquisadores em Manaus

A teoria em que se baseiam importantes ferramentas de biologia molecular utilizadas em pesquisas de ciências biológicas e médicas, como a melhoria no diagnóstico de doenças infecciosas e/ou hereditárias, será apresentada durante o “QIAday”, nesta terça 01/03/2012 às 12:55
Show 1
Pesquisadores do Amazonas e de toda a região Norte serão beneficiados pelas pesquisas
acritica.com ---

Palestras e demonstrações de equipamentos e das mais avançadas técnicas de Biologia Molecular que podem facilitar as pesquisas realizadas na Região Norte estão entre os destaques do “QIAday", que acontece nesta quinta-feira no Instituto Leônidas Maria Deane (Fiocruz Amazônia), com a participação de pesquisadores do Amazonas.   

Segundo o coordenador regional do evento, Dr. Felipe Gomes Naveca, durante o “QIAday” será apresentada a teoria em que se baseiam importantes ferramentas de biologia molecular utilizadas em pesquisas nas áreas de ciências biológicas e médicas, como a melhoria no diagnóstico de doenças infecciosas e/ou hereditárias e na explicação de como determinadas características nos genomas humanos podem estar relacionadas às doenças.  

“O conteúdo abordado poderá ajudar nas pesquisas em genômica, proteômica e metabolômica, voltadas ou não para área médica. As ferramentas e técnicas a serem apresentadas também poderão auxiliar no desenvolvimento de novos projetos de pesquisa em saúde”, explicou Dr. Naveca.

A capital do Amazonas foi escolhida para sediar o evento na Região Norte, em virtude dos investimentos crescentes em pesquisa que tem gerado visibilidade e destacado a importância das pesquisas desenvolvidas.

“Manaus, é um pólo chave para o desenvolvimento da pesquisa biomédica regional, especialmente pela biodiversidade, seja ela relacionada diretamente à saúde ou não. O ILMD/Fiocruz, por sua vez, foi escolhido para dar apoio por ser a primeira instituição a adquirir e utilizar rotineiramente um equipamento de extração automatizada de ácidos nucléicos fabricado pela Qiagen”, declarou Dr. Naveca.