Publicidade
Amazônia
Amazônia

Estudantes de RDS do Juma poderão, pela primeira vez, terminar ensino regular

Aulas acontecem desde o mês passado, na própria Reserva, obedecendo um regime escolar adaptado ao verão amazônico 01/02/2012 às 13:23
Show 1
Estudantes de RDS do Juma vão poder terminar ensino regular dentro da área
acritica.com Manaus

Crianças e Jovens da RDS do Juma, da calha do rio Mariepaua, no município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), estão tendo pela primeira vez a oportunidade de concluir o ensino fundamental sem sair do município.

As aulas começaram no mês passado, em regime escolar adaptado ao verão amazônico: entre julho e novembro, a navegabilidade dos rios do Sul do Estado é afetada, tornando difícil ou mesmo impossível a chegada de materiais e alimentos.

Esta oportunidade foi graças por meio de uma parceria entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a prefeitura municipal. A nova escola na comunidade do Abelha passará a atender 10 comunidades da reserva.

A escola tem 94 alunos matriculados, divididos em duas turmas. A do 6º ano regular reúne os alunos com até 16 anos, que acabaram de se formar no 5º ano e hoje podem continuar os estudos. A outra turma é formada por jovens e adultos acima de 16 anos que precisaram interromper seus estudos e esperavam uma oportunidade para concluí-lo.

Os alunos têm aulas em regime integral, durante intervalos de 15 dias, em uma alternância letiva entre o 6° ano do ensino fundamental e o Ensino de Jovens e Adultos – EJA, para otimizar a utilização das instalações escolares.

Durante o verão, os professores acompanharão os trabalhos dos alunos visitando cada comunidade a bordo de ‘rabetas’, embarcações de pequeno porte que permitem o trânsito náutico em situações de estiagem.

As informações são da assessoria de comunicação da FAS.