Publicidade
Amazônia
Cotidiano, Pesquisa, FMT, Prêmio Heitor Dourado, Ciências da Saúde, Doenças Tropicais, Dengue, Malária, Leishmaniose

FMT lança prêmio de iniciação científica Heitor Vieira Dourado

Voltado para jovens cientistas da área de Ciências da Saúde, a premiação também é uma homenagem a um dos fundadores da Fundação de Medicina Tropical (FMT) 02/10/2012 às 17:02
Show 1
Fundação de Medicina Tropical é uma das referências na pesqiusa de doenças tropicais da região
acritica.com Manaus

A Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB) está com inscrições abertas até o dia 15 deste mês, para o Prêmio de Iniciação Científica Heitor Vieira Dourado, voltado para jovens cientistas da área das Ciências da Saúde.

Homenageando o médico infectologista Heitor Vieira Dourado – falecido em 2010 -, um dos idealizadores e fundadores da Fundação de Medicina Tropical (FMT) de Manaus, o prêmio pretende estimular estudantes inscritos no Programa Brasileiro de Iniciação Científica (PIBIC) para que se dediquem à pesquisa de doenças tropicais como a malária, a leishmaniose e outras doenças infecciosas e tropicais de grande incidência na região amazônica.

Só no ano passado 300 mil brasileiros contraíram malária, sendo 99% dos casos registrados na Amazônia. 

Instituições ligadas à pesquisa e ao ensino de Ciências da Saúde podem indicar mais de um candidato para disputar o Prêmio. Os concorrentes devem apresentar trabalhos na forma de monografia, trabalhos de conclusão de curso, dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

O vencedor será agraciado com o a participação em evento científico ligado à sua área de trabalho que esteja sendo realizado no Brasil, cujas despesas serão pagas pelos promotores do concurso.

O trabalho vencedor também será publicado em revista científica a ser escolhida, além do autor receber um diploma pela participação.

Membros do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, HEMOAM e Fundação Alfredo da Matta formarão o júri que escolherá o melhor trabalho.

A primeira reunião da comissão julgadora está marcada para o dia 18 de outubro. O resultado será divulgado no mês de dezembro de 2012.

Os trabalhos deverão ser enviados à Diretoria Técnico-científica da FDB. O edital do concurso, assim como o regulamento e a ficha de inscrição poderão ser encontradas no site da FDB.