Publicidade
Amazônia
Amazônia

Governadores da Amazônia lançam nesta sexta (1), bases da Carta da Amazônia Brasileira

Governadores dos Estados da Amazônia se reúnem hoje para lançar as bases da Carta da Amazônia Brasileira 01/06/2012 às 08:47
Show 1
O governador Omar Aziz será o anfitrião desta rodada de debates do fórum
Jornal A Crítica Manaus

Os governadores e representantes de oito Estados da Região Amazônica se reúnem, nesta sexta-feira (1), às 9h, na sede do Governo do Amazonas, com as ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em uma sessão do Fórum dos Governadores da Amazônia Brasileira.

O governador Omar Aziz (PSD) fará a apresentação oficial do encontro, que será seguido de um almoço no Palácio e coletiva de imprensa na qual os governadores vão expor as bases para o documento que pretendem tirar ao final do fórum.

O Fórum de Governadores faz parte da programação do “Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio +20”. O evento, que começou na quarta-feira,  tem como objetivo discutir uma proposta de desenvolvimento sustentável para a Região Amazônica, que será expressa na Carta da Amazônia Brasileira para a conferência ambiental, que acontece em junho no Rio de Janeiro.

Estão confirmados para o Fórum os governadores de Roraima, José Anchieta Junior; do Mato Grosso, Silval da Cunha Barbosa; de Rondônia,  Confúcio  Aires Moura; o vice-governador do Tocantins, João Oliveira; o vice-governador do Acre, Carlos Cesar Correa de Messias; a vice-governadora do Amapá, Doralice Nascimento Souza e o vice-governador do Pará, Helenilson Cunha Pontes. O Maranhão será representado pelo secretário de Meio Ambiente, Carlos Victor Mendes.

A Carta da Amazônia Brasileira, documento discutido durante os três dias do encontro, que reúne cerca de 400 participantes dos nove Estados da Amazônia Legal, entre membros dos grupos majoritários reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), secretários de Meio Ambiente e representantes da sociedade, será aprovada pelos governadores. A Carta da Amazônia será entregue para o Governo Federal, na pessoa da presidente Dilma Rousseff e ministros de Estado, assim como para representantes do alto escalão das Nações Unidas.