Publicidade
Amazônia
Amazônia

Idam capacita piscicultores de Manicoré, no Amazonas

A ação visa apresentar técnicas de preparo e racionamento de ração, tratamento de água e criadouro 11/05/2012 às 11:31
Show 1
São apresentadas técnicas de preparo e racionamento de ração, tratamento de água e o criadouro
acritica.com Manaus (AM)

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) no município de Manicoré (a 332 km de Manaus) realiza até este sábado (12) capacitação e visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural- ATER a piscicultores do município visando levar técnicas de preparo e racionamento de ração, tratamento de água e o criadouro propício a cada espécie de peixe que se deseja criar.

Conforme o Idam, as atividades técnicas estão sendo coordenadas pelo Engenheiro de Pesca, João Bosco Siqueira, do Idam central e, pelo técnico da Unidade Local do Idam em Manicoré, Oyama Rodrigues Pedraça. A equipe técnica do Idam em parceria com os técnicos da Secretaria de Produção Municipal (Semapa) estão visitando as comunidades da entrada do Inajá, Sindicato, Monte Santo, Região do Matupiri Grande e Lago do Jenipapo todas com grande potêncial para prática da piscicultura.

O órgão ressalta que o município de Manicoré foi contemplado com a Unidade de Recebimento de Pós-Larva (UPA), inaugurada recentemente pelo Governo do Estado do Amazonas.  "Com a inauguração da UPA, no município de Manicoré, cresceu a demanda dos piscicultores em busca de assistência técnica na área de produção de peixes, o que levou o Idam a investir na capacitação dos técnicos locais, visando melhor atender os piscicultores da região”, destacou o gerente da Unidade Local do Idam em Manicoré, Cleudo Brasil Oliveira.

De acordo com dados da Cooperativa de Aquicultores Sustentáveis de Manicoré (Coopasman), a unidade possui capacidade para produzir em média 21,6 toneladas de peixe ao ano. A unidade é composta por quatro viveiros de 600m², bloco de salas administrativas e depósito de ração. A UPA de Manicoré é a 9° Unidade de Recebimento de Pós-Larva inaugurada pelo Governo do Estado do Amazonas no intuito de desenvolver a piscicultura em todo o Estado.

Segundo o Idam, o governador Omar Aziz, pretende entregar até o final de sua administração mais 14 Unidades de Recebimento de Pós- larva (UPA). Desse total, nove já estão em pleno funcionamento da atividade relacionada à piscicultura nos municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Autazes, Caruari, Coari, Codajás e Manicoré, no entanto, estão previstas a serem entregues mais cinco UPAs nos municípios de Tefé, Borba, Apuí, Anori e Caapiranga.