Publicidade
Amazônia
Amazônia

Indígenas de Maraã, no interior do Amazonas, começam a comercializar o puxuri em 2012

A exemplo do que já ocorre com a castanha (em Alvarães e Uarini) e a banana (em Autazes), cerca de 12 toneladas da semente aromática e de propriedades medicinais estarão disponíveis para comercialização no primeiro semestre deste ano 01/03/2012 às 12:24
Show 1
O puxuri é aromatíco e usado para fins medicinais
acritica.com ---

A exemplo do que já ocorre com a castanha (em Alvarães e Uarini) e a banana (em Autazes), o puxuri é outro produto que começará a ser comercializado pelos indígenas no município de Maraã (a 681 quilômetros de Manaus).

Aproximadamente 12 toneladas dessa semente aromática e de propriedades medicinais estarão disponíveis para comercialização ainda no primeiro semestre deste ano. O projeto é desenvolvido por indígenas da Terra Indígena Maraã/Urubaxi, em parceria com o Governo do Amazonas.

O projeto de atuação na área entrou na pauta de discussão e deverá ser elaborado pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), a pedido da Associação das Mulheres Indígenas do Médio Solimões e Afluentes (Amimsa).

A proposta é buscar meios que facilitem a procura para um produto da floresta que é abundante naquela região do rio Japurá, cuja área corresponde a 94 mil hectares.

Quase 300 indígenas do povo Kanamari vão ser beneficiados diretamente com a ação, de acordo com a Seind.

"Hoje a oferta do puxuri é grande, mas não há comprador, por isso eles nos procuraram para pedir o apoio", informou Zuza Cavalcante, da Coordenação de Programas e Projetos da Seind.

Os preços serão negociados diretamente com os próprios indígenas, que também têm potencial para a produção de castanha e óleo de andiroba em Maraã.

Amimsa

A Amimsa foi criada há 15 anos e regularizada juridicamente a partir de 2009. Coordenada por Ercília Veira, do povo Tikuna, a organização trabalha na defesa dos direitos das mulheres indígenas e apoia a questão da geração de renda nas comunidades.

A semente

O puxuri é extraído de uma planta e é geralmente usado como propriedade medicinal no tratamento de insônia, cólica, diarreia, gases, incontinência urinária e outros. As sementes cheirosas formam a essência aromática do produto.

Mais informações sobre o puxuri e pedidos de compra do produto devem ser tratados com os indígenas de Maraã (AM), no telefone (92) 8275-6599.