Publicidade
Amazônia
Amazônia

Inpa sedia 3ª reunião preparatória para Fórum Mundial de Ciência

O evento acontece até sexta-feira (30), no Auditório da Ciência do Bosque da Ciência. Serão debatidos temas  referentes à “Diversidade Tropical e Ciência para o Desenvolvimento” 28/11/2012 às 19:13
Show 1
Para o diretor do Inpa, Adalberto Val (ao microfone), nos últimos anos o Brasil apresentou vários avanços na área da ciência e da tecnologia
Por Fernanda Farias/Inpa ---

A abertura do 3° Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013, aconteceu nesta quarta-feira (28), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), com a finalidade de debater temas referentes à “Diversidade Tropical e Ciência para o Desenvolvimento”.

Na composição da mesa solene estavam presentes o diretor do Inpa, Adalberto Val; o secretario executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues; representando o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) Dalton Vilela; do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Elías; a Diretora Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia; o  vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, Hedinaldo lima; representado a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Adalberto Ramón; e o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fernando Rizzo.

Para Val, nos últimos anos, o Brasil apresentou vários avanços na área da ciência e da tecnologia. “Estamos em um processo de transição entre o homem e o meio ambiente, por isso é preciso estabelecer uma economia que integre sociedade e renda. E os avanços científicos do país vêm mostrando que a ciência tem todas as ferramentas para que isso aconteça”, disse.

Palestra Magna

 O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da ABC, Adalberto Ramón Vieyra palestrou sobre “Ciência e Educação para o Desenvolvimento”, onde expôs a situação em que se encontra a educação e a ciência do país, principalmente referente aos cursos de pós-graduação.

“A ciência brasileira vem crescendo de maneira exponencial nos últimos anos e para que o avanço continue o país requer uma educação de qualidade em todos os níveis. Por exemplo, muitos professores de ensino básico, são leigos em matemática, física e biologia”, comentou Vieyra.

Programação

Nesta quinta-feira (29) o evento começará às 8h30 com a palestra “Trópico Úmido: singularidades, potencialidades, demandas para seu desenvolvimento e o papel da ciência”; depois, às 10h30 “Ciência para o uso de recursos naturais tropicais”, com pesquisadores do Inpa e da Ufam. O evento acontece até às 12h30 de sexta-feira (30).

Sobre o Fórum Mundial

Pela primeira vez em sua história, o Fórum ocorrerá fora da Hungria, país que deu origem ao evento. O 6º Fórum Mundial da Ciência será realizado em novembro de 2013, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com o tema “A Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global” e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Os encontros preparatórios para o Fórum Mundial de Ciência 2013 estão sendo promovidos pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Amazonas é o único estado da região Norte a sediar um dos encontros. O evento, em Manaus, é coordenado pela Secti-AM em parceria com o Inpa e a Fapeam.