Publicidade
Amazônia
Cotidiano, Índios, Tukano, falecimento, FOIRN, Seind, São Gabriel da Cachoeira

Líder indígena e fundador da Foirn morre no interior do Amazonas

Considerado uma das principais referências na história do movimento indígena no Amazonas, Pedro Machado foi um dos fundadores da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) 04/10/2012 às 17:14
Show 1
Líder Tukano era referência dos povos indígenas do Alto Rio Negro
acritica.com Manaus

O líder indígena Tukano, Pedro Fernandes Machado, 60, faleceu por volta das 2h desta quinta-feira (4), no município de São Gabriel da Cachoeira – situado a 858 quilômetros de Manaus, vítima de câncer no pâncreas.  

Considerado uma das principais referências na história do movimento indígena no Amazonas, Pedro Machado foi um dos fundadores da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), maior instituição representativa dos povos e comunidades indígenas daquela região, criada na década de 80.

O líder Tukano era natural da reserva indígena Pari Cachoeira, localizada no rio Tiquié, na fronteira do Brasil com a Colômbia. Pedro foi vereador no município nas décadas de 80 e 90 e servidor da Funai em São Gabriel da Cachoeira, além de professor da Escola Adventista do município.

“Perdemos uma liderança importante, que muito contribuiu para o fortalecimento do movimento indígena no Estado do Amazonas”, ressaltou o secretário em exercício da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Seind), José Mário Mura.

Frases de impacto
Dono de um temperamento forte, principalmente nas questões em defesa dos povos indígenas, Pedro Machado costumava dizer frases do tipo “o que os europeus fizeram aqui foi um etnocídio” e “a tradição indígena é um copo quebrado”.

Pedro deixou três filhos e seu sepultamento ocorreu nesta quinta-feira à tarde, no cemitério Parque da Saudade, em São Gabriel da Cachoeira.