Publicidade
Amazônia
assembleia mulheres

Lideranças indígenas femininas realizam assembleia em Manaus

A primeira assembleia extraordinária da entidade vai ser realizada até segunda-feira (2) 31/03/2012 às 16:25
Show 1
Mulheres indígenas realizam primeira assembleia extraordinária da entidade
acritica.com Manaus

A União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab) realiza, em Manaus, a 1ª. Assembleia Geral Extraordinária da entidade. O evento começou neste sábado (31) e prossegue até segunda-feira (2), a partir das 8h, no Auditório de Divisão de Desenvolvimento Profissional de Magistério, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante os três dias do encontro, que tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), as lideranças indígenas pretendem apresentar o relatório de atividades e avaliar os encaminhamentos sobre a gestão da coordenação eleita em 2009. Também estão previstas a apresentação do plano de ação, a aprovação do projeto institucional e a alteração do estatuto da Umiab.

Criada há três anos, no município de São Marcos (MA), na terra indígena Trikati, a Umiab tem o objetivo de promover, organizar, fortalecer, articular e defender a participação dessas mulheres nas diversas instâncias governamentais e não governamentais, visando assegurar e viabilizar a defesa.

A assembleia em Manaus reúne delegadas e conselheiras da Umiab, num total de aproximadamente a 30 lideranças da Amazônia Brasileira.

Autonomia

A Umiab é uma continuidade do Departamento de Mulheres Indígenas que surgiu dentro da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Atualmente, a coordenadora geral é Conserlei Sampré, do povo Xerente, no Pará. “A luta pela autonomia na busca por recursos e o aumento da demanda nos levaram a tomar esse caminho, que foi criar uma organização independente, com políticas próprias em defesa da mulher indígena”, justificou Raquel.