Publicidade
Amazônia
Amazônia

Manaus bate record de consumo de energia no dia de hoje

O pico ocorreu devido ao calor gerado pelo verão amazônico, o qual vem acompanhado do aumento no uso de condicionadores de ar 31/10/2012 às 11:30
Show 1
Interferência na temperatura do corpo gera a sensação térmica
Ana Carolina Barbosa e Thiago Gonçalves Manaus (AM)

A Eletrobras Amazonas Energia registrou, nesta terça-feira (30/10), o dia de maior consumo de sua história no Estado, alcançando, até às 17h40, 1.318 Megawatts (MWt) utilizados por usuários dos municípios de Manaus, Preside Figueiredo, Iranduba e Manacapuru. O número supera o último record, ocorrido no início deste mês, quando o consumo chegou a de 1206 MWt, infomou o diretor de geração transmissão e operação da empresa, Tarcísio Rosa.

De acordo com ele, o aumento gradativo do consumo é algo natural, que acompanha o crescimento de residências na capital. Contudo, hoje, especificamente, o pico ocorreu devido ao calor gerado pelo verão amazônico, o qual vem acompanhado do aumento no uso de condicionadores de ar.

Temperatura

A média de temperatura mais alta registrada em Manaus no mês de outubro foi de 36,7 graus Celsius. Mas, a sensação térmica pode ser bem maior, devido a fatores climáticos que interferem na troca de energia térmica entre o corpo e o ar, como a umidade, densidade e a velocidade do vento.

De acordo com o subchefe do 1º Distrito do Instituto Nacional Meteorologia (Inmet), Veríssimo Farias de Assis, o registro do dia 26 deste mês é considerado normal para esta época do ano, que prevê clima seco e úmido. “Está dentro do parâmetro normal climático, porém a sensação térmica varia em torno de 3 a 5 graus”, comenta.

"Vou para debaixo de uma árvore e acho que esfriou, mas na verdade o que aconteceu foi a troca de energia do corpo com a temperatura", exemplifica o meteorologista.

Segundo o representante do instituto, a sensação térmica é influenciada por derteminados ambientes, como ficar preso no trânsito, estar em aglomerados de pessoas, entre outros.

Record
A maior temperatura já estabelecida em Manaus foi de 38, 5 graus Celsius. A alta média foi registrada no dia 30 de setembro de 2010, pelo Inmet/1º Distrito.

Farias indica que a previsão climática nos meses de outubro, novembro e dezembro, é de pancadas de chuvas com duração variada. Mesmo período que é registrado clima seco.