Publicidade
Amazônia
Amazônia

Marco Antonio Raupp participa da celebração de 60 anos do Inpa

Na ocasião, o ministro do MCTI acompanha a inauguração do novo prédio do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), e do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho no Amazonas (Cenapad), como parte da solenidade de 60 anos do Inpa. Raupp participou de uma reunião com secretários de C,T&I do Estado 29/10/2012 às 14:48
Show 1
Ministro Marco Antonio Raupp (c) em visita anterior a Manaus
acritica.com Manaus (AM)

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp participa, nesta segunda-feira (29), das atividades que fazem parte da celebração dos 60 anos de existência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Raupp participou de uma reunião com secretários de C,T&I do Estado, na manhã de hoje.

Na ocasião, o ministro vai acompanhar a inauguração do novo prédio do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), e do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho no Amazonas (Cenapad).

De acordo com dados do Inpa, de 2000 até hoje, o instituto recebeu recursos da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep (empresa pública vinculada ao MCTI) para 40 projetos, que somam cerca de R$ 45 milhões, para tarefa de produzir conhecimento e estabelecer compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a defesa do meio ambiente e de seus ecossistemas.

Centro
O Cenapad, novo centro no Brasil com infraestrutura computacional no Estado do Amazonas, é capaz de responder à demanda de ensino e pesquisa científica por processamento de desempenho elevado e por alta capacidade de armazenamento e recuperação de dados - do Inpa.

Atividades
A programação das inaugurações começa às 15h, no Campus III do Inpa, na Avenida Efigênio Sales (antiga V8), em frente ao prédio do Manejo (Avenida da Lua, no conjunto Morada do Sol), seguida das inaugurações do prédio do LMA e do Cenapad, no Campus I, na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. A solenidade de encerramento da comemoração e homenagem aos 60 anos de criação do instituto  ocorre no Bosque da Ciência, Campus I. 

Reunião
Na manhã desta segunda-feira, o ministro Raupp participou de uma reunião dos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Palácio Rio Branco, localizado na Avenida 7 de Setembro, Centro, com o objetivo de tratar sobre a possibilidade de financiamento por parte do Banco Interamericano de Desemvolvimento (BID) para determinadas ações do Plano Norte de Ciência Tecnologia e Inovação. A outra reunião, já no dia 9 de novembro, será entre os secretários da região.

O Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para a região Norte (que está sendo chamado de Plano Norte de CT&I) foi a pauta única da reunião extraordinária conjunta dos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação e dos presidentes de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa da região Norte.

Segundo o secretário de CT&I do Amazonas, Odenildo Sena, no mês de novembro, serão realizadas mais duas outras reuniões, em Brasília, sobre o plano. O primeiro encontro deve ser no dia 7 com um representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Plano
O Plano Norte de CT&I tem por finalidade inserir a região em uma matriz de desenvolvimento, baseada na economia verde do conhecimento e com foco em recursos renováveis. O Centro de Gestão e Recursos Estratégicos (CGEE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, será o responsável pela elaboração do estudo que subsidiará a formulação do programa, a ser idealizado de maneira a atender às demandas dos Estados e a potencializar as suas vocações.