Publicidade
Amazônia
Amazônia

Moradores denunciam desmate de área verde na Zona Leste de Manaus

Os moradores temem a ação do suposto "dono" das terras na localidade de área de preservação ambiental, atrás do presídio de Manaus. Imagens revelam rastros de destruição 10/06/2012 às 16:01
Show 1
Máquinas desmatam área de preservação ambiental na Zona Leste
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

Moradores da Comunidade Bela Vista, Bairro Puraquequara, Zona Leste de Manaus, denunciam o desmate de uma área verde, que segundo eles, mede 200 metros de frente e 400 metros de fundo. A área é conhecida como Lago do Aleixo e fica atrás do presídio da cidade. Imagens registradas na manhã deste domingo (10) revelam rastros de destruição.

A moradora Neusa França, 52 anos, teme que as famílias sejam obrigadas a deixar a comunidade onde moram que fica ao lado da localidade desmatada. Ela afirmou que os moradores receberam um prazo de 10 dias para saírem de lá.

“Ele (suposto responsável pelo desmate) veio aqui com os moradores, disse que vai limpar tudo para fazer uma construção, deu um prazo de dez dias para que as famílias saiam das casas localizadas na margem do lago”, relatou. “A área verde virou um campo de futebol”, lamentou.


"A área verde virou um campo de futebol", lamenta moradora

Conforme o morador A.R.S, 70, o suposto responsável pela ação, identificado como João Farias, se diz dono das terras. “Estão desmatando tudo aqui, e a gente teme que acabe toda essa área verde. Umas sete famílias vivem aqui nos arredores. É o João Farias que diz que é dono". revelou.

Ainda de acordo ele, as máquinas iniciaram os trabalhos no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (7), e seguem até o fim de semana. “Eles aproveitaram o feriado pra colocarem os tratores aqui. As máquinas ainda estão trabalhando, hoje de manhã”, afirmou.

Veja galeria: Área verde é desmatada na Zona Leste de Manaus

De acordo com o representante do Instituto Amazônico da Cidadania, Hamilton Leão, documentos indicam que a área pertence ao Estado. “Estamos com mapas em mãos que mostram que a área é de propriedade do Estado”, informou.  “Isso é um crime ambiental. Vamos denunciar no Ministério Público, na promotoria de meio ambiente”, declarou Leão.

Segundo o líder do Movimento SOS Encontro das Águas, Valter Calheiros, a área do Lago do Aleixo é alvo constante de crimes ambientais. “Nós monitoramos essa localidade aqui. Ouvimos as famílias que vivem nas rendodezas. Essa área é de proteção ambiental. Precisamos que as autoridades tomem providências”, ressaltou Calheiros.  

A reportagem do acritica.com não localizou o suposto responsável pelo desmatamento da área de mata.

Mesma área antes de ser desmatada. Imagem datada em 30 de maio (Divulgação).

Imagens: Área verde é desmatada na Zona Leste de Manaus