Publicidade
Amazônia
Amazônia

Mudas de árvores são plantadas no Centro de Manaus

A mobilização foi em cumprimento à compensação ambiental por conta do corte de uma mangueira histórica no largo São Sebastião 22/09/2012 às 10:31
Show 1
As mudas que foram plantadas têm, em média, dois metros de al tura
Carolina Silva ---

Um total de 38 mudas de árvores de espécies nativas e adultas, com dois metros de altura, foram plantadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) na rua José Clemente, Centro, em cumprimento à compensação ambiental por conta do corte de uma mangueira histórica no largo São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, no sábado passado. Outras 12 mudas foram implantadas no entorno da praça do Congresso, também no Centro.

O corte da mangueira foi solicitado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC) à Semmas sob a justificativa de higienização da arborização do largo. A compensação ambiental incluiu a implantação de espécies típicas da região amazônica como pau pretinho, jutairana e ipê amarelo.

O titular da Semmas, Marcelo Dutra, explicou que o corte faz parte de uma ação de manutenção que vem sendo feita em todo o Centro de Manaus, com a limpeza e corte de árvores contaminadas com pragas como a erva-de-passarinho. A mangueira, segundo ele, estava infectada e, por ser uma espécie exótica e de pouca idade, decidiu-se pela sua retirada em troca de espécies amazônicas.

Zona Leste

Apesar de não fazer parte da área atendida por essa compensação, a avenida Grande Circular 2, na Zona Leste, também será arborizada pela Semmas. Aproximadamente 1,8 mil árvores de espécies nativas como açaí, andiroba, pau pretinho, jutairana, visgueiro e copaíba, serão plantadas neste sábado (22), ao longo de 10 quilômetros de canteiro central da via.

O plantio faz parte do trabalho de arborização dos corredores viários com canteiros centrais, identificados a partir de levantamento qualitativo e quantitativo realizado pela Semmas e também encerra a semana em alusão ao Dia da Árvore, comemorado na sexta (21).