Publicidade
Amazônia
Cotidiano, Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Operação Ágata 6, Triplice fronteira, Tráfico de Drogas, Polícia Federal, Tabatinga

Operação Ágata 6 flagra drogas em embarcação, no interior do Amazonas

Inspeção naval da Marinha, em embarcação próximo à Tabatinga, encontrou maconha, cocaína e pasta base de cocaína, em poder de três passageiros 16/10/2012 às 12:15
Show 1
Droga encontrada pela Marinha estava em poder de passageiros da embarcação
acritica.com Manaus

Nessa segunda-feira (15), a Capitania Fluvial de Tabatinga, em torno de 16 papelotes de maconha, 20 trouxinhas de cocaína e pedra de pasta base de cocaína (aproximadamente 18 gramas) durante uma inspeção naval na embarcação “Comandante Luzeiro”, que se encontrava navegando no rio Solimões, próximo ao município de Tabatinga – localizado a 1.105 quilômetros de Manaus.

Durante a inspeção de rotina, o material encontrado estava acondicionado dentro de uma mochila, sem portador identificado. Na ocasião, a Marinha contou com a participação de agentes da Policia Federal em Tabatinga, que atuam na operação Sentinela.

Depois de realizado o teste para confirmação da droga, um casal e  um adolescente, passageiros da embarcação, foram conduzidos para à sede da Polícia Federal, no referido município, para serem ouvidos e prestarem esclarecimentos.

Na última sexta-feira (12), a Capitania Fluvial de Tabatinga, com apoio da Polícia Militar do Amazonas, apreendeu 13 quilos de pasta base de cocaína, também durante uma inspeção naval na embarcação “M.Fernandes”, que se encontrava atracada no porto de Tabatinga.

Ações
A Operação Ágata 6 visa fortalecer a presença das Forças Armadas na região de fronteira, reduzir a criminalidade e aumentar a

segurança na área fronteiriça do Brasil com a Bolívia, Colômbia e o Peru, abrangendo os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde militares e civis do Ministério da Defesa, da Marinha, do Exército e da Força Aérea atuam, em coordenação com outros órgãos federais e estaduais.

Na Ágata 6, a Força Naval realiza atividades de controle do tráfego aquaviário, patrulha naval e inspeção naval. Além disso, a Marinha presta assistência médico-hospitalar, odontológica e sanitária às populações ribeirinhas da Área de Operações, por meio dos Navios de Assistência Hospitalar, carinhosamente conhecidos como Navios da Esperança.