Publicidade
Amazônia
RECONHECIMENTO

Pesquisadora do Inpa recebe Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho

Noemia Kazue Ishikawa é vice-coordenadora do INCT-Cenbam e pesquisa os cogumelos comestíveis da Amazônia 15/08/2017 às 17:26 - Atualizado em 15/08/2017 às 17:26
Show dsc 2359
Condecoração foi recebida em Brasília (Edson K. Ishikawa/Divulgação)
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Drª Noemia Kazue Ishikawa, recebeu a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no Grau Comendador, em cerimônia realizada na última sexta-feira (11), no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. Natural de Londrina (PR), Noemia estuda cogumelos há 26 anos, e os cogumelos comestíveis da Amazônia são o foco de suas pesquisas há 13.

“Estou muito honrada de ter representado o Amazonas e o Inpa, ainda mais em tempos tão difíceis para a pesquisa no País”, comenta ela, que também é vice-coordenadora do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica Drª Noemia Kazue Ishikawa).

“Foi uma solenidade emocionante para mim. Fiquei muito feliz em poder dividir este momento com meus familiares e amigos que foram do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Amazonas. Minha mãe fez a passagem em 2009, era a minha maior incentivadora e todos se emocionam ao pensar o quanto ela ficaria feliz com esta condecoração”, completa.

Com doutorado realizado na Universidade de Hokkaido, no Japão, a pesquisadora atua na divulgação do uso de cogumelos da Amazônia na gastronomia brasileira e coordena o projeto de desenvolvimento do primeiro cultivo comercial do cogumelo Lentinula raphanica.