Publicidade
Amazônia
operação PF

Polícia Federal deflagra operação Parvo em Manaus e no interior do Amazonas

Operação da Polícia Federal também foi deflagrada em outros estados brasileiros, como São Paulo 26/01/2012 às 13:07
Show 1
Polícia Federal deflagra operação no AM
Cassandra Castro Manaus

Policiais Federais cumprem nesta quinta-feira (26), 49 mandados dentro da Operação Parvo que é realizada em Manaus e também na cidade de São Gabriel da Cachoeira, a 851 km de Manaus.  A operação é resultado de uma investigação que teve início em 2009 para combater o mercado negro de compra e venda de ouro vindos de áreas de garimpo.

A operação foi batizada como "Parvo" por se tratar do nome dado à pirita de ferro, mineral não precioso, que devido a seu brilho metálico e à cor amarelo-dourada, recebe também o apelido de ouro-dos-tolos ou ouro-dos-parvos.

Os mandados que são cumpridos nesta quinta-feira são de busca e apreensão, condução coercitiva, interrupção de atividade econômica e sequestro de bens e de contas bancárias. Além do Amazonas, outros estados também estão com a operação em andamento como São Paulo, Pernambuco  Minas Gerais e Goiás.

Segundo nota divulgada pela Comunicação Social da Polícia Federal, a extração e aquisição de ouro proveniente de garimpos ilegais, retirados sem nenhum controle ou autorizçaão dos órgãos estatais como DNPM, IPAAM e IBAMA, constitui atividade criminosa.

À tarde, o delegado Daniel Ottoni, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (DELEMAPH) fará um balanço da operação.