Publicidade
Amazônia
Amazônia

Preguiça-real que estava pendurada em fiação telefônica na Zona Leste é resgatada

Operação de resgate aconteceu na tarde desta segunda-feira (23) pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do Refúgio Sauim Castanheiras 25/01/2012 às 10:49
Show 1
Preguiça-real resgatada em fiação telefônica, na Zona Leste de Manaus
Elaíze Farias Manaus

Uma preguiça-real adulta que estava pendurada em uma fiação telefônica da Alameda Cosme Ferreira, na Zona Leste da cidade, foi resgatada por volta de 17h desta segunda-feira (23) pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Refúgio Sauim Castanheiras. A operação levou aproximadamente uma hora e teve apoio do Corpo de Bombeiros.

O veterinário Laérzio Chiezorin, gestor do Centro, acredita que a preguiça é proveniente de uma área verde nas proximidades do conjunto Acariquara, no bairro São José I. Ele disse o resgate ocorreu após ligação de moradores que viram a preguiça pendurada nos fios.

Conforme o veterinário, aparentemente a preguiça está sem ferimento. No entanto, ela foi enviada para o Centro para ser melhor avaliada.

Na operação de resgate, a preguiça-real foi retirada da fiação por meio de um equipamento de contenção conhecido como “cambão”. Se não fosse resgatada à tempo, ela poderia correr risco de ser eletrocutada, já que estava próximo da fiação elétrica. A altura da fiação telefônica era de aproximadamente três metros.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres do Refúgio Sauim Castanheiras pertence à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A direção do espaço orienta os moradores a ligar para os números 3618-0345 ou para o 08000922000 quando observar animais silvestres em situação de perigo.

No início deste mês, uma preguiça-real foi encontrada caída após ser eletrocutada em uma fiação elétrica. A preguiça recebeu tratamento, perdeu uma pata mas teve que ser sacrificada após sofrer infecção generalizada.