Publicidade
Amazônia
Amazônia

Rajadas de vento e fortes chuvas de curta duração devem atingir o Amazonas nos próximos dias

De acordo com a chefe do 1º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lúcia Gularte, o fenômeno natural é comum nesta época do ano e tem combinação com o tempo úmido e seco da região 10/09/2012 às 16:42
Show 1
De acordo com o Inmet, fenômeno natural é comum nesta época do ano e tem combinação com o tempo úmido e seco da região
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

A previsão do tempo para boa parte dos municípios do Amazonas até quarta-feira (12) é de pancadas de fortes chuvas de duração curta ao longo do dia, com rajadas de vento que variam entre 45 a 60 quilômetros por hora. O tempo poderá se manter nublado com aberturas de sol.

De acordo com a chefe do 1º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lúcia Gularte, o fenômeno natural é comum nesta época do ano e tem combinação com o tempo úmido e seco da região. “Desde o começo do mês estamos registrando pancadas de chuva forte de curta duração. Esses eventos são comuns na Região Amazônica", disse.

Na madrugada desta segunda-feira (10) o município de Maués (distante a 268 km de Manaus) registrou rajada de vento de 52 km por hora, o equivalente a 15 metros por segundo. Velocidade suficiente para causar estragos.

Outros municípios do Estado como Itacoatiara e Urucará sofreram fortes ventos, segundo o Inmet.

Manaus também registrou rajadas de vento na manhã desta segunda-feira. Na última sexta-feira (8), a embarcação de turismo Ariaú Açú tombou com 40 pessoas durante uma forte ventania que atingiu o Rio Negro.

“O vento foi de 72 km por hora. A rajada de vento e sua interação com a água formam as trombas de água e redemoinhos no rio”, explicou Gularte.

Leia também: Chuvas na Amazônia devem aumentar durante o trimestre