Publicidade
Amazônia
INDICAÇÃO

Reportagem de A CRÍTICA é finalista no Prêmio Petrobras de Jornalismo

Vencedores serão conhecidos no dia 9 de outubro, no Rio de Janeiro. Material produzido pela jornalista Mônica Prestes foi publicado no dia 5 de setembro de 2016, Dia da Amazônia 18/09/2017 às 19:29
Show carvao
Foto: Chico Batata
acritica.com Manaus (AM)

O jornal A Crítica é finalista no IV Prêmio Petrobras de Jornalismo com a reportagem “Amazônia - Do verde às cinzas”, assinada pela jornalista Mônica Prestes. A reportagem foi publicada no dia 5 de setembro de 2016, Dia da Amazônia, e acompanhou a produção clandestina de carvão e seus impactos sobre a floresta. Os vencedores da premiação serão conhecidos no dia 9 de outubro, no Rio de Janeiro.

Trinta e três finalistas concorrem na fase final do prêmio em 11 categorias nacionais e regionais. Ao todo, 1.782 trabalhos foram inscritos e avaliados por uma comissão. A reportagem produzida pela jornalista concorre com outras duas matérias do Pará na categoria “Região Norte/Centro-Oeste”.

Segundo Mônica Prestes, a sugestão da pauta foi feita pelo fotógrafo Chico Batata, que cuidou dos registros fotográficos da publicação. “Percorremos quilômetros de estrada de asfalto e terra na Região Metropolitana, ao longo de duas semanas. Tempo que foi suficiente para conhecermos a realidade dessas pessoas que vivem à margem da sociedade e os danos ambientais, sociais e econômicos que a falta de regularização fundiária e a falta de políticas publicas de desenvolvimento sustentável provocam”, disse ela.

A reportagem, inclusive, foi campeã do Prêmio do Ministério Público do Trabalho (MPT) em 2017. Para ela, a nova indicação é só um fator que ressalta a importância de discutir o assunto. “A visibilidade que premiações como essa dão pra temas de capital importância para a nossa região são a maior conquista que uma reportagem pode ter”, declarou.