Publicidade
Amazônia
Amazônia

Resex do Lago do Capanã Grande, no Amazonas, elabora seu plano de gestão

Pela primeira vez, desde sua criação em 2004, a equipe do ICMBio promoveu reuniões nas comunidades da unidade de conservação 09/02/2012 às 12:37
Show 1
Conselheiros da Resex do Lago do Capanã participaram de reuniões
acritica.com Manaus

Criada em 2004, a Reserva Extrativista do Lago do Capanã Grande, localizada no município de Manicoré (a 390 quilômetros de Manaus) aprovou no final de janeiro o plano de gestão da unidade de conservação.

Foi a primeira vez que a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou reuniões nas comunidades da Resex e do entorno. A realização das reuniões foi divulgada nesta semana pelo ICMBio.

Cleiton Signor, analista do ICMBio, disse que o plano de manejo já vem sendo construído junto às comunidades desde o ano de 2009, quando uma consultoria foi contratada para construir o plano.

Entretanto, somente após mais um ano de expedições e reuniões de campo feitas pela equipe da Resex é que foi possível finalizar o plano. O Plano segue agora para Brasília, onde será analisado.

As ações envolvem temas diversos, como a aplicação de curso de agentes ambientais comunitários, cursos de gestão de Unidades de Conservação e liderança, programa de educação ambiental vinculado ao grupo de jovens e as escolas, capacitações em artesanato, plano de negócios para produtos naturais, pesquisa cientifica, Programa Luz para Todos, entre outros.

Jovens

Signor informa que a  proposta a partir de 2012 vai além da execução de atividades, pois pretende, além disso, envolver a comunidade na gestão e execução de alguns programas de gestão da Reserva.

O analista explica que a aposta da equipe da Resex é principalmente nos grupos de jovens. Para isso iniciou-se uma parceria com o grupo de jovens, que envolve a realização de encontros e capacitações, incluindo a proposta de que o grupo de jovens aprenda a fazer a gestão da Resex na prática, executando, junto com o ICMBio, alguns programas de gestão da Reserva.

Localização

As comunidades da Reserva se encontram à beira do lago (igarapé) do Capanã Grande (Jutaí, São Raimundo, Ponta do Campo, Santa Cívita e Nossa Senhora de Fátima).

Ao longo do lago também há as comunidades de São José do Cumã e São Sebastião do Cumã, pertencentes ao Projeto de Assentamento Agroextrativista PAE Matupiri, e algumas aldeias indígenas.