Publicidade
Amazônia
Cotidiano,Cheia,enchente,rio Negro,Valderino Pereira,Vazante

Rio Negro desce 10 centímetros, em uma semana

A maior cota do rio foi registrada no dia 29 de maio, com 29,97 metros, marca esta que permaneceu sem alteração por seis dias 08/06/2012 às 14:57
Show 1
Em anos anteriores, o Negro já chegou a baixar 25 centímetros ao dia
Síntia Maciel Manaus

Mesmo com as chuvas contribuindo para encher a calha do rio Negro, nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, em Manaus, o nível das águas já desceu ao menos 10 centímetros, desde o último final de semana até esta sexta-feira (8), quando foi verificada a cota de 29,85m, em relação ao nível do mar.

Conforme informações do engenheiro encarregado do serviço hidrográfico da Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH), Valderino Pereira, o ponto máximo da vazante do rio Negro deverá ocorrer em outubro.

"O mês de setembro é quando o nível do rio mais baixa. Houve um ano em que o rio Negro chegou a baixar 25 centímetros ao dia", destaca. 

O nível do rio Negro, salienta o engenheiro, tem descido uma média de 1 a 2 centímetros diariamente.

Cheia histórica
A enchente deste ano superou a marca histórica de 2009. Entretanto, enquanto em 2009, o Negro chegou a máxima de 29,77m, em 1º de julho, em 2012, a maior cota do rio foi registrada no dia 29 de maio, com 29,97m, marca esta que permaneceu sem alteração por seis dias.

Ainda segundo Valderino, na há nada que possa contribuir para uma alteração no nível do rio Negro, em seu período de vazante.