Publicidade
Amazônia
Amazônia

Seind e instituição alemã firmam parceria atuação junto aos povos indígenas do Amazonas

Entre as propostas está a construção de um parque temático indígena para servir de referência na Copa do Mundo 08/02/2012 às 14:28
Show 1
Indígenas do Amazonas poderão ganhar um parque temático
acritica.com Manaus

A Agência de Cooperação Técnica Alemã GIZ vai ajudar o Governo do Amazonas a construir o planejamento estratégico das ações programadas pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) para os próximos quatro anos.

Uma oficina nesse sentido foi marcada para os dias 6, 7 e 8 de março, em local ainda a ser definido. A parceria foi firmada nesta terça-feira (7), em reunião realizada na própria Seind e que teve a participação de técnicos da GIZ, que trabalham em Brasília e no Amazonas.

Parque

Entre as ações previstas para inserção no plano estão aquelas propostas dentro do Comitê Gestor de Cooperação Técnica estabelecido entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), entre as quais a construção de um parque temático indígena, cujo objetivo é servir de referência para a Copa do Mundo em Manaus e depois da competição.

O secretário em exercício da Seind, José Mário Mura, destacou que a GIZ já vem contribuindo com os indígenas, desde a realização das oficinas que culminaram com a criação do Comitê Gestor, em 2010.

As propostas desse trabalho foram apresentadas e referendadas pelas próprias organizações indígenas, durante o Encontro de Governo e Povos Indígenas: Promovendo Ações Integradas no Amazonas, realizado em dezembro passado em Manaus.

A coordenadora do projeto Demarcação e Proteção de Terras Indígenas da GIZ, Katrin Marggraff, não só garantiu o apoio para a construção do planejamento estratégico da Seind, como fez questão de conhecer a estrutura e os trabalhos que hoje são desenvolvidos pela Seind.

Outra figura importante a participar da reunião foi o ex-superintendente do Ibama/AM, Hamilton Casara, que faz parte da GIZ no estado. Casara elogiou a iniciativa da Seind, assim como os outros integrantes da organização, Heike Friedhoff, Nikolaus Sigrist e Ana Cláudia Chaves.