Publicidade
Manaus Hoje
TABATINGA

Foragido do sistema prisional é preso com 200 quilos de pirarucu ilegal em barco

O condutor da embarcação até tentou fugir, mas foi pego pela polícia. O foragido levava o pescado de S. P. de Olivença para a Colômbia 22/10/2017 às 17:18
Show pirarucu ilegal
Foto: Divulgação
acritica.com

Policiais lotados na Base Anzol, no Rio Solimões, em Tabatinga, a 1.108 quilômetros de Manaus, prenderam neste final de semana um foragido do sistema prisional transportando cerca de 200 quilos de pirarucu ilegal. Fugitivo do regime semiaberto, Alcimar Dias de Lima, 43, levava a mercadoria de São Paulo de Olivença para vender em Letícia, na Colômbia.

O condutor da embarcação com o peixe ilegal até tentou fugir da fiscalização, mas foi pego pela equipe ECO, da Polícia Militar, juntamente com o efetivo da Polícia Federal e da Polícia Civil. A ação aconteceu por volta das 20h30 da última sexta-feira (20). A equipe policial estava em procedimento de fiscalização quando percebeu que o movimento de fuga do barco.

Conduzida pelo sargento Alex Fonseca, os cabos J. Nunes e Ézio Oliveira e o soldado José Brandão, a abordagem encontrou o peixe em oito sacas. A pesca do pirarucu está proibida devido a espécie encontrar-se em situação de Defeso, conforme estabelece o Art. 34 da Lei de Crimes Ambientais n° 9.605/98 e preconizam as Instruções Normativas n°34 de 18/06/2004 e n°1 de 01/06/2005, ambas  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O foragido do sistema prisional cumpria pena No Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, por envolvimento com o tráfico de drogas e foi apresentado às autoridades. Ele ficou detido na delegacia de Tabatinga e deve ser encaminhado para capital amazonense nos próximos dias para voltar a cumprir a pena.

*Com informações da assessoria de imprensa