Publicidade
Interior
INVESTIMENTO

Amaturá, no Alto Solimões, ganha uma nova UBS e praças de alimentação e de esporte

O funcionamento da nova UBS vai desafogar o atendimento da UBS Altina Gonçalves, que recebia praticamente toda a população do município 13/10/2017 às 18:40 - Atualizado em 18/10/2017 às 16:30
Show ubs 123
Fotos: Eduardo Gomes/Divulgação
Antonio Ximenes e Eduardo Gomes Amaturá (AM)

A população de Amaturá (a 906 km de Manaus), no Alto Solimões, ganhou uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), a segunda existente na cidade. Também entraram em funcionamento uma praça de alimentação e uma praça de esporte e saúde, com academia de ginástica ao ar livre, a primeira da região. “Essas obras vão melhorar a qualidade de vida da população, que há tempos reivindicava este tipo de investimento”, comentou o prefeito Joaquim Corado.

Em dez meses de administração, Corado entregou diversas obras e apesar da crise econômica com quedas de receitas e de dispor de poucos recursos, o orçamento da Prefeitura para este ano é de R$ 23 milhões, um dos menores do Estado, a cidade se prepara para investir em Educação, Saúde, Esporte, Lazer e Infraestrutura. 

A UBS Sergio Ferreira Pessoa localizada na Rua das Indústrias, vai atender moradores dos bairros São Francisco, Santa Etelvina e Boa Esperança. Seu funcionamento vai desafogar o atendimento da UBS Altina Gonçalves, que recebia praticamente toda a população. 

Objetivando aumentar e melhorar o atendimento à população carente, o prefeito Corado solicitou ao deputado federal Átila Lins uma emenda parlamentar para a construção de uma terceira UBS na cidade. “Nós estamos distantes de tudo aqui, e precisamos cuidar da saúde das pessoas, sendo que a maioria vem de barco de lugares muito distantes para uma consulta nas UBS”, comentou o prefeito Corado.

Homenagens

A Praça de Alimentação Luiz Pereira e a de Esporte e Saúde Orlando da Silva Corado, é uma homenagem a dois ex-prefeitos da cidade. A Praça de Alimentação Luiz Pereira foi fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Átila Lins, na gestão do antecessor de Corado. A obra, no entanto, não havia sido terminada segundo o projeto original e correções tiveram que ser feitas pelo atual administrador municipal, para deixá-la dentro de um padrão de comodidade social e de mercado.

Emendas

O prefeito Corado afirmou que o deputado federal Átila Lins reiterou seu compromisso de através de emendas conseguir recursos para a construção de um Centro de Convivência do Idoso, um novo estádio de futebol e mais uma UBS.

Recurso próprio

A Praça de Esportes e Saúde Orlando da Silva Corado foi construída com recurso próprio do município. Ela tem 1.564 metros quadrados de área construída. A praça tem pista de Cooper (caminhada); academia de saúde ao ar livre com equipamentos de ginástica; duas quadras de areia para a prática de vôlei e futebol society; espaço para ginástica fitness e  zumba; dois banheiros; e dois chuveiros públicos. Ela possui iluminação de LED para a prática esportiva noturna. 

“Essa praça, com academia ao ar livre, é a primeira da mesorregião do Alto Solimões. Ninguém tem uma academia igual a essa”, afirmou Corado.

Rural

No âmbito dos investimentos na área rural, o prefeito Corado, em conjunto com os deputados Átila Lins e Belarmino Lins entregou implementos agrícolas e utensílios para os pescadores. Foram caixas de isopor para o armazenamento de pescados, incluindo redes de pesca para captura de curimatã e sardinha; bem como lanternas de LED e motores de popa de 34 hps.

Obras

Desde quando assumiu a Prefeitura em janeiro de 2017, Joaquim Corado inaugurou a primeira e segunda etapa de revitalização da orla da cidade; a Feira Dona Marta; o Parque Infantil; a Farmácia Popular; o novo ponto dos mototaxistas; a primeira etapa da recuperação do sistema viário; a UBS Sérgio Pereira Pessoa; e as praças Luiz Pereira e Orlando Corado.

LEIA MAIS 

Agência Digital do INSS é inaugurada no município de Careiro Castanho