Publicidade
Interior
ESTUDOS

Cetam entrega 841 certificados de qualificação profissional na cidade de Coari

A entrega histórica de certificados em Coari faz parte do projeto Oportunidade & Renda do Cetam, que, no interior, já entregou quase 20 mil certificados apenas em 2017 10/11/2017 às 16:15 - Atualizado em 10/11/2017 às 16:21
Show estudos 123
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) entregou em Coari, município distante 363 quilômetros de Manaus, 841 certificados de cursos de qualificação profissional. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na última quinta-feira (9) no Auditório Silvério Nery.

Participaram do evento, o Diretor-Presidente do Cetam, professor Rony Siqueira; o secretário de Estado de Trabalho, Dallas Filho; o vereador Keiton Pinheiro, prefeito em exercício de Coari; o Diretor da Universidade do Estado do Amazonas em Coari, Atacildo Fontes; o Secretário Municipal de Educação, César Vasques; de Desenvolvimento Social, Júlio Sales; de Agroeconomia, Rui Borges; além de técnicos e profissionais do Cetam e parceiros da Instituição.

A entrega histórica de certificados em Coari faz parte do projeto Oportunidade & Renda do Cetam, que, no interior, já entregou quase 20 mil certificados apenas em 2017. Os cursos iniciaram no mês de abril em Coari, com carga horária de 40h a 160h.

O diretor do Cetam, Rony Siqueira, destacou a importância de levar formação ao interior do Estado. “Este é o resultado de um trabalho que conta com apoio de diversos parceiros, e que agrega condições para que população tenha oportunidade de renda e mais qualidade de vida. A expectativa é que ampliemos ainda mais essas oportunidades de formação para o interior”, disse.

Oferecidos à população

Entre os cursos desenvolvidos pelo Cetam, no município, estão: manutenção em motocicleta, confecção de biojoias, e ecojoias, confeitaria de doces e salgados, culinária regional, operador de caixa, operações em logística, garçom, cerimonialista, beneficiamento de pescado, auxiliar de biblioteca, avicultura caipira, Língua Brasileira de Sinais -Libras, entre outros.

O curso foi realizado em locais cedidos pela Prefeitura Municipal de Coari, UEA, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Site Nacional de Empregos (Sine), ONG’s, escolas, salões, igrejas, ateliês e Institutos.

Dados

Em 2017, mais de 70 mil pessoas se inscreveram nos cursos de qualificação profissional em Manaus e no interior do Estado. Desses, mais de 52 mil já receberam certificados, e até o fim do ano, mais 18 mil estarão se qualificando em cursos oferecidos pelo Cetam.