Publicidade
Interior
SAÚDE

FCecon leva ações de rastreio do câncer de colo uterino para o interior do Estado

Além dos exames, a programação contemplou palestras, consultas médicas de ginecologia, tratamento de beleza e estética gratuitos 17/10/2017 às 10:42 - Atualizado em 18/10/2017 às 17:10
Show dsdfl
(Foto: Divulgação / FCecon)
acritica.com

A Fundação de Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) vai trabalhar na interiorização das ações de prevenção e rastreio do câncer de colo interino. De acordo com o diretor-presidente da FCecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, o cronograma do Outubro Rosa dá o pontapé inicial neste trabalho de fortalecimento da política de atenção oncológica no Estado, que está sendo expandida, em especial, para os municípios-polo. No último sábado, dia 14, houve uma ação em Manacapuru (a 80 quilômetros de Manaus), onde foram realizados 150 exames de Papanicolau.

 Segundo a gerente do Serviço de Farmácia da unidade hospitalar, Katyellen Freitas de Araújo, o material será encaminhado ao Laboratório de Citopatologia da instituição para análise. “Nossa expectativa é que os resultados sejam disponibilizados em 60 dias. Pacientes com eventuais alterações serão encaminhadas para tratamento em unidades de referência da Susam (Secretaria de Estado da Saúde). Em casos de suspeita de neoplasias malignas de colo uterino, a própria FCecon absorverá a demanda, promovendo a abertura de prontuário e iniciando o tratamento o mais breve possível”, explicou Marco Antônio Ricci.

 A atividade em Manacapuru ocorreu com o apoio do Instituto Casa da Vovó Zita, em local adaptado para a ação. Cerca de 40 pessoas foram mobilizadas, entre profissionais da FCecon, voluntários da área da saúde, colaboradores, suporte de T.I (Tecnologia da Informação), membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e filiados à ONG. Da FCecon participaram técnicos, enfermeiros, farmacêuticos e a médica ginecologista Mônica Bandeira de Melo.

Além dos exames, a programação contemplou palestras, consultas médicas de ginecologia, tratamento de beleza e estética gratuitos oferecidos pelos voluntários Jaílson Matias e Nildo Duarte, além da distribuição de material educativo com informações sobre prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo uterino.

 Itacoatiara

 Segundo a farmacêutica Celina de Jesus Guimarães, a próxima ação está programada para acontecer dia 21 de outubro, no município de Itacoatiara (a 269 quilômetros de Manaus), com a oferta de aproximadamente 100 exames preventivos (Papanicolau). “A logística ainda está sendo montada, mas a ideia é que atividades dessa natureza aconteçam anualmente, durante a campanha Outubro Rosa”, ressaltou Celina.

 *Com informações da assessoria de comunicação.