Publicidade
Interior
AGROPECUÁRIA

Idam completa 22 anos de assistência a agricultores familiares do Amazonas

Criado em 1996, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas atua nas políticas dos governos federal e estadual para os setores agropecuário, florestal, pesqueiro e agroindustrial 19/03/2018 às 18:45 - Atualizado em 19/03/2018 às 18:49
Show whatsapp image 2018 03 19 at 18.10.52
Evento de comemoração do aniversário nesta segunda-feira (19). Foto: Divulgação
acritica.com* Manaus (AM)

Na manhã desta segunda-feira (19), servidores e colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão integrante do Sistema Sepror, comemoraram os 22 anos de existência do instituto.

O evento contou com a presença do diretor-presidente do Idam, Luiz Herval; do secretário executivo de Produção Rural do Amazonas, Alexandre Henrique, que representou o secretário José Aparecido; do diretor administrativo e financeiro, Miberwal Ferreira; e dos chefes de departamento do Idam, Nadiele Pacheco e Alfredo Pinheiro, ambos representando o diretor de Assistência Técnica e Extensão Florestal, Malvino Salvador, e o diretor de Assistência e Extensão Rural, Airton Schneider.

O diretor-presidente do Idam, Luiz Herval, parabenizou os servidores e destacou a maturidade do Instituto completando os 22 anos com o objetivo de levar assistência técnica e extensão aos agricultores familiares do interior do estado.

“Parabenizo a todos pela escolha dessa profissão, pela importância que ela representa para a sociedade, de poder, com a tecnologia, com uma palavra amiga, junto a esses agricultores, fazer com que a gente consiga produzir alimentos. Durante esse tempo, nós adquirimos uma maturidade profissional de relacionamento com os produtores, com as prefeituras, com as organizações, para a gente fazer de uma maneira conjunta o tão sonhando desenvolvimento agrícola do interior, junto ao Sistema Sepror”, comentou o diretor.

Histórico

Oriundo da antiga Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Amazonas (Emater-AM), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam) foi criado em 18 de março de 1996, por meio da Lei Estadual n° 2.384, como uma autarquia de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa, financeira e técnica com a finalidade de executar as atividades antes desenvolvidas pela Sepror, Emater-AM, Codeagro e a Defesa Agropecuária Estadual.

Em maio de 2007, o Idam absorveu parte das atividades da Agência de Florestas e Negócios Sustentáveis do Amazonas (Afloram) e o nome foi alterado para Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, permanecendo a sigla Idam.

Atualmente, o Idam é uma autarquia vinculada ao Sistema Sepror que está em todo o Amazonas com 67 Unidades Locais. O Instituto tem como finalidade a supervisão, coordenação e execução de atividades de assistência técnica, extensão agropecuária e florestal, no âmbito das políticas e estratégias dos governos federal e estadual para os setores agropecuário, florestal, pesqueiro e agroindustrial.

O Idam executa ações com recursos próprios, oriundo do Governo do Amazonas, recebendo também apoio de diversas instituições parceiras, como ministérios, outras secretarias de governo, prefeituras e organizações não governamentais.

*Com informações da assessoria de imprensa.

Publicidade
Publicidade