Publicidade
Interior
AMPLIAÇÃO

Prefeitura de Borba inaugura duas escolas na zona rural, neste sábado (11)

Cerca de 800 pessoas serão beneficiadas com os investimentos de infra estrutura na educação do município 10/11/2017 às 16:08 - Atualizado em 11/11/2017 às 13:26
Show borba
Antônio Ximenes

A Prefeitura de Borba está construindo escolas na zona rural, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos estudantes, professores e comunitários em geral.Amanhã, duas escolas serão inauguradas,sendo uma na comunidade de Sempre Viva Santana e outra na de São Benedito.

Ambas em material de alvenaria e com energia solar. Aproximadamente 800 pessoas serão beneficiadas. Além da escola, toda uma infra estrutura de apoio está sendo instalada, como gerador de energia a óleo diesel, para atender as comunidades, e placas solares para servir energeticamente os estabelecimentos de ensino.

Campos de futebol e rua da comunidade também foram construídos, com o objetivo de que a escola seja o centro das atenções de cidadania da sociedade local, nas áreas mais distantes da sede do município. "Nós estamos valorizando as pessoas que estão em áreas de difícil acesso, muitas vezes com duas ou três horas de barco impulsionado por motor de 5 hps, que é o carro fluvial do caboclo", disse o prefeito Simão Peixoto Lima, responsável pelo mutirão de construção de escolas na região.

Além de amanhã, na próxima semana, igualmente no fim de semana, outras duas escolas serão inauguradas, sendo uma na Aldeia Piranha e outra na comunidade Espírito Santo. Nessa ocasião, aproximadamente 1.400 pessoas serão beneficiadas. Em 2017 serão entregues 15 escolas e a projeção para 2018 que outras 30 sejam concluídas. A meta é construir 150 escolas até 2020, em havendo recursos.

Com treze mil alunos na rede municipal, a Prefeitura também trabalha para melhorar a qualidade de ensino, através de reciclagens pedagógicas dos professores. O entendimento de Simão Peixoto Lima , é o de que somente com Educação, se pode dar o salto qualificado do desenvolvimento regional no interior do Amazonas. Borba está se antecipando e investindo nas escolas rurais, como base desta ação.  

Verba de Brasília

Disposto a transformar Borba no principal destino turístico religioso do Estado, por via fluvial, Simão Peixoto Lima assinou ontem em Brasília um documento com o Ministério da Integração, com vistas a liberação de R$ 3 milhões, de um total de R$ 10 milhões, para começar as obras de recuperação do muro de contenção da encosta da orla da cidade, que fica às margens do rio Madeira. "Estou saindo de Brasília com a sensação de que receberemos esses recursos ainda este ano, mais tardar no início de 2018", afirmou com exclusividade para a editoria online de Interior do Jornal A CRíTICA.