Publicidade
Manaus
Manaus

Adail tem candidatura liberada pelo TRE do Amazonas

O ex-prefeito de Coari, no Amazonas, Adail Pinheiro, que havia se tornado inelegível após decisão do próprio TRE-AM, agora torna-se apto a disputar a eleição na localidade com decisão da Corte eleitoral 11/10/2012 às 20:50
Show 1
Adail Pinheiro, ex-prefeito de Coari
Ana Carolina Barbosa e Mariana Lima Manaus

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) deferiu, hoje, por maioria de votos, o pedido de registro de candidatura do ex-prefeito de Coari (a 362 quilômetros de Manaus), Adail Pinheiro (PRP), o qual, com a decisão, se torna apto a disputar as eleições deste ano na localidade. O processo estava sob a relatoria do juiz Marco Antônio Pinto da Costa.

Dos quatro membros da Corte eleitoral, apenas juiz Dimis Braga foi contra o deferimento. Os demais – desembargadora Socorro Guedes (corregedora) e o juiz Victor Liuzzi - seguiram o voto do relator pela liberação da candidatura.

O ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, foi condenado por má gestão pública no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), e foi considerado inelegível pelo próprio TRE-AM há três anos, além de ter outras duas condenações por parte do Tribunal de Contas da União (TCU), uma delas por superfaturamento de obras públicas, fraude em licitação e uso de notas fiscais falsas, que acarretaram na devolução de R$ 2,9 milhões aos cofres públicos.

 No mesmo processo, o vice de Adail na Chapa, José Henrique de Oliveira Freitas (PMDB), teve o registro de candidatura indeferido e, por consequência, a coligação de ambos, “A volta do progresso”. Agora, eles terão dez dias para apresentar recurso ou um novo candidato a vice, este último até as vésperas da eleição.