Publicidade
Manaus
Manaus

Adolescentes em conflito com a lei

A temática polêmica será debatida em seminário que deve reunir 240 profissionais de comunicação, entre os dias 22 e 24 de maio 19/05/2012 às 18:52
Show 1
Realidade dos adolescentes que infringem a legislação será discutida no evento
jornal acritica Manaus

 “Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito com a Lei” é o tema do seminário que deve reunir 240 profissionais de comunicação, especialistas e agentes da Sociedade Civil em Brasília, de 22 a 24 de maio.

 O evento, realizado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), vai levantar o debate sobre a realidade vivida pelos adolescentes em conflito com a lei, temática polêmica e que, historicamente, enfrenta graves obstáculos para conquistar espaço qualificado na esfera pública de discussões.

De acordo com os organizadores, o seminário vai estimular os participantes a identificarem parâmetros capazes de balizar a construção de um noticiário ético, pautado pela investigação das políticas de atendimento a esses segmentos.

 Entre as personalidades convidadas para compartilhar a visão sobre a temática estão Caco Barcellos, Oscar Vilhena Vieira, Gilberto Dimenstein, Leoberto Brancher, Mauri Konig, Rosa Maria Ortiz, Marcelo Canellas, Carmen Oliveira, Eliane Trindade, Conceição Paganelle e Ricardo Noblat. A jornalista Ana Celia Ossame, repórter de A CRÍTICA, vai participar do seminário como relatora do grupo de trabalho que discutirá o tema “Adolescentes em conflito com a lei”.

Na mesa de debate estarão Rosa Maria Ortiz, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos/OEA, que falará sobre o tema “Fatores de Vulnerabilidade”, Irene Rizzinim, da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro, com o tema “Mudança de Paradigma: Do Código de Menores ao ECA” e Leoberto Brancher, Juiz da Infância e Juventude de Caxias do Sul (RS), com o tema “Medidas Socioeducativas e Práticas Restaurativas”.

Na mesa estarão Marcia Detoni, professora de jornalismo da Universidade de Mackenzie, de São Paulo, Demetrio Weber, reporter de O Globo, Mauri Konig, reporter da Gazeta do Povo (Curitiba) e Estevão Damázio, gerente regional de Jornalismo da CBN Brasília.