Publicidade
Manaus
Manaus

Aleam e Senado lançam canais abertos de TV e rádio na próxima sexta-feira

O ato será feito pelos presidentes das Casas Legislativas, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) e o senador José Sarney (PMDB-AP), que participará à distância, de Brasília (DF). Em Manaus, os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Alfredo Nascimento (PR) confirmaram presença 03/12/2012 às 16:27
Show 1
Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas
acritica.com Manaus

O Amazonas vai ganhar duas novas emissoras da televisão e rádio a partir do dia 7 de dezembro (sexta-feira). Em parceria firmada este ano, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e o Senado Federal vão inaugurar a transmissão da TV ALE em rede aberta, no subcanal digital 55.2, e da Rádio Senado/ALE na frequência 106,9 FM. O evento inicia às 9h, no auditório Senador João Bosco de Ramos Lima, da ALEAM.

O ato será feito pelos presidentes das Casas Legislativas, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) e o senador José Sarney (PMDB-AP), que participará à distância, de Brasília (DF). Em Manaus, os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Alfredo Nascimento (PR) confirmaram presença. 
“Vamos ampliar a abrangência de nossos veículos de comunicação, permitindo que a Assembleia esteja cada vez mais perto da população. Isso significa mais transparência e, principalmente, uma nova maneira de prestar contas das nossas atividades diariamente”, analisa Ricardo Nicolau. 

Atualmente, TV e Rádio ALE operam, respectivamente, em canal fechado e via Internet. A nova fase foi garantida no mês de julho, quando o presidente da ALEAM e o diretor-geral adjunto do Senado, Walter Ribeiro Valente Junior, assinaram um protocolo de intenções em Brasília. 

Parceria pioneira

ALEAM e Senado firmaram uma parceria inédita no Poder Legislativo do País. A programação da Rádio ALE ocupará duas horas diárias na Rádio Senado, que estreia em Manaus pela sintonia 106,9 FM. “Essa iniciativa partiu de nosso interesse, propondo colocar a rádio deles no ar em troca do compartilhamento de programação”, lembra Ricardo Nicolau. 

As negociações iniciaram em novembro de 2011. À época, o Senado ofereceu um de seus quatro subcanais digitais de televisão em rede aberta para as Assembleias da região Norte. Ao confirmar a proposta para as TVs, o presidente da ALEAM também sugeriu a parceria entre as rádios. 

A infraestrutura foi adquirida em conjunto, sendo os recursos da ALEAM destinado para as rádios e os do Senado para os canais de TV. Os equipamentos foram instalados nas dependências da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (Funtec), por ser um órgão de comunicação estatal. 

Com informações da assessoria.