Publicidade
Manaus
PESQUISA

Alunos da Ufam realizam seleção de pacientes para clareamento dentário gratuito

Triagem acontece na próxima segunda-feira (12) na Faculdade de Odontologia da Ufam, na rua Waldemar Pedrosa, na Praça 14. Tratamentos de pacientes iniciam em 2017 por meio do projeto 06/12/2016 às 17:55
Show fao
Alunos realizarão triagem de pacientes (Foto: Divulgação)
Oswaldo Neto Manaus (AM)

Alunos da graduação e mestrado em Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizam na próxima segunda-feira (12) uma triagem de pacientes para receberem clareamento dentário gratuito, que inicia em 2017. Segundo os alunos, o projeto busca levar o tratamento estético para a população e propor possíveis melhorias em protocolos de atendimento.

Conforme os alunos do curso, a seleção inicia às 8h segunda e vai até às 11h na Faculdade de Odontologia da Ufam, localizada na avenida Waldemar Pedrosa, bairro Praça 14, Zona Sul de Manaus. A triagem envolve cerca de 30 alunos do curso, que irão escolher a partir de alguns critérios os pacientes para receberão o tratamento.

De acordo com uma das alunas envolvidas no projeto, Larissa Alves, outras triagens estão programadas para escolher pacientes ao longo do próximo ano. “O critério de inclusão é que vai determinar a quantidade de pacientes que participarão da pesquisa, no entanto, nenhum paciente vai ter qualquer custo. É um clareamento de um consultório normal”, explicou ela.

O professor de Odontologia e coordenador do projeto, Leandro Martins, afirma que o maior benefício da ação está ligado à qualidade de vida proporcionada aos pacientes após o resultado final.

“Nós da Região Norte ainda necessitamos de um empenho melhor na educação de um tratamento dentário. Esse tipo de ação eleva o bem-estar físico, mental e social da pessoa que tem um dente escurecido e uma estética dental não satisfatória. Com ele (projeto) também poderemos achar um melhor protocolo de tratamento com técnicas e materiais que estão disponíveis atualmente, que causem, por exemplo, menor desconforto ao paciente”.

Exigências

Para participar, os interessados deverão atender exigências como ter a partir de 18 anos, não ter restaurações ou obturações nos dentes da frente, não ter cáries, não usar aparelho ortodôntico e não estar grávida ou amamentando.