Publicidade
Manaus
NOVO ALEIXO

Alunos de escola municipal estão sendo dispensados mais cedo por causa do calor

Pais denunciam que aparelhos de ar-condicionado da escola não funcionam e Semed diz que deve instalar novos a partir do dia 25 18/10/2017 às 20:30 - Atualizado em 18/10/2017 às 20:58
Show capturarfdf
Alunos estão sendo dispensados mais cedo da escola devido ao problema. Foto: Gilson Mello/freelancer
Silane Souza Manaus (AM)

Alunos da Escola Municipal Dr. Raimundo Nonato Magalhães Cordeiro, localizada no bairro Novo Aleixo, Zona Norte, estão sendo liberados duas horas mais cedo por causa das altas temperaturas dentro das salas de aula. O motivo é que os aparelhos de ar-condicionado da unidade estão quebrados. O problema preocupa os pais dos estudantes, uma vez que eles têm os horários das aulas reduzidos.

A secretaria executiva Katiuscia Mota, 37, disse que a situação se arrasta há três meses e a direção da escola até agora não deu nenhuma satisfação para os pais. “Quando vamos procurar saber algo conseguimos falar apenas com o vigia e o guarda porque o diretor e a pedagoga não recebem ninguém para dar explicações. Desse jeito, a previsão é que o problema vá até o fim do ano”, apontou. 

Katiuscia tem uma filha de seis anos e uma sobrinha de nove anos estudando no local e se diz indignada com a situação. “À tarde o professor dá aula até às 15h porque não tem como ficar com 20 a 30 alunos numa sala de aula nesse calor de Manaus. Isso acontece todos os dias e com alunos de praticamente todas as salas. Eles não estão cumprindo nem metade da carga horária exigida”, destacou. 

A secretária disse que alguns pais estão querendo se reunir para pagar a assistência dos aparelhos com defeito, para que os alunos não tenham mais prejuízo em seu aprendizado, especialmente as crianças do primeiro ano que estão aprendendo a ler e só com uma ou duas horas de aula fica difícil para ela se desenvolver, mas nem todos têm condições para executar tal ação. “Tem muitos pais desempregados devido essa grande crise”, lembrou. 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que foram adquiridos novos aparelhos de ar-condicionado, que estão em fase de tombamento para que, a partir do próximo dia 25, comecem a ser distribuídos e instalados nas unidades de ensino, entre elas a Escola Municipal Dr. Raimundo Magalhães Cordeiro, conforme cronograma estabelecido pela pasta.