Publicidade
Manaus
Manaus

Amazonas é sede do 91º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

O encontro começa nesta quarta-feira (29), e vai até o sábado (31). Está confirmada a presença da ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, e do ministro Mauro Campbell, do STJ. A ministra atendeu ao convite do presidente do TJAM, João Simões,para participar da cerimônia de premiação das Unidades Judiciais que se destacaram no ano de 2011 28/03/2012 às 13:23
Show 1
Depois da solenidade, Eliana Calmon, acompanhada do presidente do TJAM, João Simões concede entrevista coletiva à imprensa de Manaus
Acritica.com Manaus

A partir desta quinta-feira (29), Manaus sediará o 91º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. O evento acontecerá até o sábado (31). Com a solenidade de abertura marcada para às 20h, no salão Rio Solimões no Centro de Cultura Palácio Rio Negro, Centro.

Também está confirmada a presença da ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, e do ministro Mauro Campbell, do STJ. A ministra atendeu ao convite do presidente do TJAM, João Simões,para participar da cerimônia de premiação das Unidades Judiciais que se destacaram no ano de 2011 e do cumprimento pelo Tribunal de Justiça do Amazonas de todas as Metas de 2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Calmon desembarca no aeroporto “Eduardo Gomes” às 12h05m e segue direto para o Centro de Cultura Palácio Rio Negro, onde acontecerá a cerimônia de premiação das Unidades Judiciais, às 13h30m, também no Salão Rio Solimões. Depois da solenidade, Eliana Calmon, acompanhada do presidente do TJAM, João Simões concede entrevista coletiva à imprensa de Manaus.

ABERTURA DO ENCONTRO

O Encontro reunirá os presidentes dos Tribunais de Justiça de todos os Estados da Federação brasileira para discutir o aprimoramento das atividades do Poder Judiciário Nacional, além dos temas atuais que envolvem a Justiça brasileira. Na abertura, o desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, João Simões, e o presidente do Colégio Permanente, desembargador Marcos Faver, darão as boas-vindas aos participantes.

Às 9h da sexta-feira (30), no Salão Nobre do Tropical Hotel, na estrada da Ponta Negra, começam as atividades com uma palestra do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro e Silva. Ele falará sobre “Aspectos relevantes do controle exercido pelos tribunais de contas em relação ao Poder Judiciário”. Ainda no período da manhã os desembargadores e demais participantes do evento participarão de uma segunda palestra com o conselheiro Vassi Werner (CNJ). O magistrado vai abordar o tema “Processo de Vitaliciamento de Juízes Substitutos”.

No período da tarde os trabalhos prosseguem com uma palestra sobre o tema Gestão de Preços (Licitações). A exposição será feita pelo economista Pedro Paulo Botafogo Teixeira Dantas. Às 16h20, os presidentes se manifestam e iniciam os debates a respeito do projeto de Emenda Constitucional sobre eleições nos tribunais. Os trabalhos do encontro encerram com a elaboração da "Carta de Manaus".

Este é o segundo encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, em 2012. O primeiro, ocorreu nos dias 26 e 27 de janeiro, no Estado do Piauí. No encerramento do evento, foi publicada a Carta de Teresina, onde os presidentes reafirmaram irrestrito apoio ao Supremo Tribunal Federal e suas decisões.