Publicidade
Manaus
Manaus

Amazonas precisa de 95 mil profissionais com qualificação técnica

A demanda amazonense representa 1,3% da brasileira e está concentrada principalmente nas profissões de técnico de controle da produção, técnico mecânico na fabricação e montagem de máquinas 16/11/2012 às 08:09
Show 1
Elas são todas para cursos de qualificação técnica, segundo levantamento realizado pelo Senai
A Crítica Manaus, Am

No Amazonas há uma demanda por 95 mil profissionais qualificados. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, estudo realizado pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai) com o objetivo de conhecer quais as áreas da economia com carência de pessoal qualificado.

No Brasil, segundo o estudo, revelou que serão necessários 7,2 milhões de profissionais com formação técnica até 2015. Dessa quantia, 1,1 milhão de vagas são para jovens que nunca trabalharam. A área que lidera a demanda por técnicos, com mais de 16 mil vagas até 2015, é a construção civil.

O estudo realizado pelo Senai comprova a necessidade do investimento na educação profissional. No caso do Estado do Amazonas, o raciocínio serve tanto para os atuais trabalhadores das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), que precisam acompanhar os avanços tecnológicos, como para os novos profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).