Publicidade
Manaus
Manaus

Apenas 451 candidatos entregaram prestação de contas ao TRE em Manaus

Além deles, um comitê de campanha e cinco partidos políticos efetivaram a prestação de contas no TRE-AM. Em todo o Estado, são aguardadas 7.487 prestações de contas, até as 18h desta terça-feira 06/11/2012 às 18:11
Show 1
Prazo para prestação de contas encerra hoje
Ana Carolina Barbosa Manaus

Dos 920 candidatos que concorreram a cargos de prefeito e vereador na capital, apenas 451 entregaram, até as 17h desta terça-feira (06/11), suas prestações de contas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), o equivalente a 58,8% do total. Entre eles estão, pelo menos, três dos nove políticos que concorreram ao cargo de prefeito na capital no primeiro turno das eleições: Serafim Corrêa (PSB), Luiz Navarro (PCB) e Pauderney Avelino (DEM). Segundo a legislação vigente, hoje é o prazo final para a entrega do documento às cortes eleitorais.

Dos demais candidatos à Prefeitura de Manaus no primeiro turno, Herbert Amazonas (PSTU) informou, às 18h, que estava a caminho do TRE para formalizar a entrega, e Jerônimo Maranhão (PMN) disse que não conseguiu mandar até às 18h05 pela internet, pois ocorreu um erro.

A assessoria do deputado federal Sabino Castelo Branco não soube informar se o parlamentar entregou a prestação de contas. A equipe de acrítica.com tentou contato com o deputado federal Henrique Oliveira (PR), mas não obteve sucesso. O prefeito eleito Artur Virgílio (PSDB) e sua adversária no segundo turno, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) têm até o dia 27 deste mês para entregar o documento o TRE-AM.

Segundo o TRE-AM, além dos candidatos, um comitê de campanha e cinco partidos políticos efetivaram a prestação de contas até o final da tarde de hoje. Em todo o Estado, são aguardadas 7.487 prestações de contas, até as 18h desta terça-feira.

Segundo dados do DivulgaCand – sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de registro de candidatura -, o Estado totalizou 233 candidatos a prefeito, 238 a vice e 7.255 candidatos a vereador, o que soma 7.726. Contudo, foram suprimidas na hora da prestação de contas as candidaturas impugnadas (245), restando apenas as consideradas regulares.

Legislação

De acordo com a legislação eleitoral vigente, os candidatos que encerraram a sua participação nas Eleições 2012 no primeiro turno têm até hoje para apresentar à Justiça Eleitoral suas prestações de contas finais de campanha. O mesmo prazo vale para comitês financeiros e partidos. O primeiro turno das eleições municipais ocorreu no dia 7 de outubro.

Caso o candidato não apresente as contas eleitorais não poderá obter a certidão de quitação eleitoral e, em consequência, ficará impedido de obter o registro de candidatura para a próxima eleição por não estar quite com a Justiça Eleitoral.

Já os 100 candidatos que concorreram ao segundo turno das eleições para prefeito, no dia 28 de outubro, têm até o dia 27 de novembro para entregar as prestações de contas finais.