Publicidade
Manaus
Manaus

Aplicativo para smartphone promete acabar com a angústia da espera por ônibus em Manaus

Por meio desse sistema, o usuário do transporte coletivo saberá em tempo real, a localização e quanto tempo falta para seu ônibus chegar ao ponto esperado 24/04/2015 às 21:39
Show 1
O objetivo do aplicativo desenvolvido pelo Trânsito Manaus é proporcionar menos tempo de espera e maior qualidade de vida
Náferson Cruz Manaus (AM)

Um dos problemas mais importunos para os usuários do sistema de transporte coletivo é não ter expectativa de quando o ônibus irá chegar na parada. Entretanto, esta situação está a pouco mais de 24 horas de ser resolvida. É que na segunda-feira (27), será lançado o aplicativo “Ônibus Manaus”, que dispõe com precisão, informações sobre o tempo de chegada do veículo em cada ponto do seu itinerário.

Através desse sistema que passou por atualização, o usuário do transporte coletivo saberá em tempo real, a localização e quanto tempo falta para seu ônibus chegar ao ponto esperado. No primeiro momento, o aplicativo será disponibilizado para download, apenas para celulares com o sistema operacional Android.

Para engrenar ainda mais o serviço, o usuário poderá acompanhar sua funcionalidade por meio do site “Trânsito Manaus”, que também passará por  atualização  até o próximo mês. O próximo passo será disponibilizar o serviço para celulares com o sistema  Windows Phone e, posteriormente, para os aparelhos com iOS.

“O objetivo do serviço é que as pessoas não percam tempo esperando pelo transporte. Diante da informação do aplicativo, o usuário irá se descolar no tempo certo para a parada e não ficará horas esperando pelo veículo”, comentou Luiz Eduardo Leal, criador e coordenador do Trânsito Manaus, site e aplicativo com serviços de informação voltado para o tráfego da cidade.

Luiz Eduardo contou que a ideia de criar o aplicativo (app)  Trânsito Manaus surgiu em 2009, com o objetivo de informar sobre trânsito por meio da colaboração das pessoas, com a missão de ajudá-las a evitarem congestionamentos. “Começou com um twitter e foi evoluindo para uma página no facebook e enfim um site, que continuou crescendo, o que resultou também no serviço Ônibus Manaus”, lembrou.

Lançamento

Quanto ao aplicativo prestes a ser  lançado, Luiz Eduardo explica que, a cada ano, a equipe do Trânsito Manaus, composta por  Glauber Gomes, Richard Lopes, Claudivan Júnior e Diego Araújo, realiza as atualizações do sistema com novos serviços à população. “Atuamos no desenvolvimento desses benefícios desde dezembro do ano passado. Mudamos ainda toda a interface (ferramenta para uso da conexão) do aplicativo que já existia”, ressaltou.

Em relação aos valores investidos em todo o sistema desde a criação, Luiz Eduardo preferiu não detalhar. Disse apenas que o retorno tem sido “louvável” pelo benefício concedido à população. Com o  aplicativo,  Luiz espera atingir 80% da população de usuários do transporte coletivo na capital.   

Manual

Em 2012, a equipe do Trânsito Manaus lançou ainda, com apoio da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade (CTTM) da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), um manual com todas as linhas de ônibus da cidade e seus respectivos itinerários, com inclusão de mapas.

SAIBA MAIS: Funcionamento  

O aplicativo “Ônibus Manaus” está sincronizado ao sistema de monitoramento dos ônibus feito pelo GPS (Global Positioning System) através de um chip, instalados no 1º semestre de 2014. Além dos veículos, também foram monitoradas até o momento, aproximadamente 1,5 mil pontos de ônibus.

EM NÚMEROS

1,7 milhão
de pessoas já acessaram o site e aplicativo “Trânsito Manaus”, desde a criação, em 2009. Durante esse período, foram feitos cerca de 80 mil downloads, informou Luiz Eduardo. Para outras informações, acesse facebook.com/TransitoManaus.

BLOG: Luiz Eduardo Leal 
Criador e coordenador do Trânsito Manaus 

“O Trânsito Manaus  é um canal colaborativo que tem como principal meta  ajudar a melhorar o trânsito na cidade de Manaus, usando as redes sociais como meio. A eficiência do sistema direcionado à população vem por meio das experiências adquiridas nos fóruns e seminários. Essa novidade no serviço tende a melhorar a vida das pessoas que utilizam o transporte coletivo. Com essa ferramenta, o usuário não irá perder tempo na parada de ônibus e, com isso, aumentará sua produtividade e terá maior qualidade de vida. Também é uma forma que temos de contribuir para a cidade, principalmente com o apoio que estamos tendo de empresas que abraçaram esse tipo de iniciativa e que, até o momento, vem dando certo”.