Publicidade
Manaus
RETORNO

Após morte de Amadeu Teixeira, ginásio em Manaus voltará a ter nome do ex-técnico

O ginásio já tinha o nome da lenda do futebol amazonense, mas havia sido retirado após recomendação do MPF 08/11/2017 às 11:59 - Atualizado em 08/11/2017 às 14:19
Show 6545
Foto: Divulgação
acritica.com

Após o falecimento da lenda do futebol amazonense Amadeu Teixeira, aos 91 anos, ocorrida ontem, terça-feira (7), em Manaus, o Ginásio Poliesportivo do Amazonas, localizado na rua Lóris Cordovil, bairro Flores, voltará a ter o nome do ex-técnico e fundador do América Futebol Clube. O ginásio já tinha anteriormente o nome de Arena Amadeu Teixeira, mas havia sido retirado após recomendação do Ministério Público Federal (MPF).

Conforme o Governo do Estado, um decreto deve ser assinado e publicado nos próximos dias determinando o retorno do nome Arena Amadeu Teixeira ao ginásio. Em junho deste ano, o MPF havia expedido uma recomendação para a retirada de nomes de pessoas vivas em bens públicos do Amazonas, conforme previsto na Lei nº 6.454/77, e por isso o local foi “rebatizado”.

O ex-técnico e fundador do América Futebol Clube faleceu na noite de ontem por falência múltipla dos órgãos após sofrer um ataque cardíaco. “Dessa forma não há mais nenhum impedimento para que o ginásio passe a se chamar novamente Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira”, divulgou o Governo do Estado.

“Não há dúvidas de que o senhor Amadeu Teixeira foi uma das pessoas que mais trabalhou pelo esporte amazonense e, neste momento, o mínimo que o Governo do Estado pode fazer é alterar junto ao MPF o nome desse ginásio, que muito em breve deve voltar a ter o nome desse grande defensor do futebol local. É uma homenagem justa e necessária”, disse a titular da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (sEJEL), Janaina Chagas.

Ainda na manhã de hoje (8), o setor jurídico da Sejel deu início à elaboração do decreto e pretende encaminhar para que o governador Amazonino Mendes assine e para que seja providenciada a publicação nos próximos dias.

Acidente doméstico

Amadeu Teixeira estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Manaus desde o dia 10 de setembro. Ele havia sofrido um acidente doméstico, quebrado três costelas e perfurado o pulmão, o que havia prejudicado a saúde dele e ocasionado uma internação médica.

Lenda do esporte amazonense, Amadeu Teixeira foi o técnico que mais tempo ficou à frente de uma equipe. Ele comandou o América Futebol Clube durante 53 anos. Por conta disso, entrou para a história do futebol mundial ao superar Alex Ferguson, um dos treinadores mais vitoriosos de todos os tempos. 

Velório

O corpo do ex-técnico Amadeu Teixeira começou a ser velado no Ginásio Poliesportivo do Amazonas, que possuía o nome dele. O enterro está previsto para acontecer às 16h desta quarta-feira (8), no Cemitério São João Batista, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Publicidade
Publicidade