Publicidade
Manaus
SITUAÇÃO

Aprovados do concurso da Susam prometem novo protesto em frente ao órgão

Profissionais estão acampados há 13 dias em frente à sede da Secretaria de Saúde, na avenida André Araújo, no bairro Aleixo 17/07/2017 às 05:15
Show susam 123
Desde 2015, aprovados fazem acampamentos em forma de protesto em frente a sede da Secretaria de Estado da Saúde. Foto:
Isabelle Valois Manaus (AM)

Completa hoje 13 dias o acampamento, em frente à sede da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), localizada  na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, dos aprovados no concurso público da secretaria realizado em 2014 que até o momento não foram chamados. Eles prometem parar o trânsito naquela área em novo protesto.

Os aprovados retornaram ao acampamento em frente à sede administrativa após a Susam não cumprir com o período previsto para a divulgação da quarta listagem de nomeação dos aprovados. Como desde o dia 3 de julho - dia que iniciaram o acampamento - e até o momento não foram recebidos por ninguém da secretaria, os aprovados no concurso resolveram se manifestar nesta terça-feira em frente a sede da Susam.

“Precisamos de um posicionamento. Como até o momento ninguém da secretaria apareceu para dialogar, vamos na terça nos manifestar. É importante avisar-mos a população, pois nossa manifestação se inicia às 6h30 da manhã e não tem previsão para o término”, reforçou a assistente social Josilene Gomes, 42, aprovada no concurso de 2014 para o cargo de serviço social para a Fundação Hospital Adriano Jorge.

Josilene Gomes contou que morava em São Paulo, e quando soube da aprovação no concurso, abriu mão do emprego da capital paulista e veio para Manaus com medo de perder a vaga ou os demais procedimentos do certame. “Desde 2014 aguardo por essa convocação. Graças a Deus quando cheguei por aqui consegui um emprego como professora universitária, pois se não fosse isso, não sei como estaria hoje”, comentou a assistente social.

Assim como Josilene, a assistente social Jaqueline Cruz da Silva, 30 também aguarda pela quarta lista de convocação dos aprovados no concurso da Susam. Ela também tem participado do acampamento em frente a sede da secretaria. “Fui aprovada no concurso para exercer minha função na FVS (Fundação de Vigilância em Saúde). De todas as listas nenhuma foi direcionada às fundações. Estávamos na expectativa desta quarta listagem, porém mais uma vez a secretaria não cumpriu com o que havia acertado com a gente, por conta disso, estamos mais uma vez acampados e vamos seguir uma programação de manifestos até sermos atendidos ou receber uma garantia desta listagem”, disse.

Pauta da manifestação

Conforme os acampados, a pauta da manifestação de terça-feira (17) seguirá com os pedidos de publicação imediata no Diário Oficial do Estado (DOE) da convocação de julho, a data de convocação em agosto geral dos aprovados no concurso, entre outros pontos.

Lista de espera

Concurso da Susam 2014

Rede: 1.731

Interior: 541

Total: 2.272

 

FHAJ = 350

FHemoam = 183

FVS = 68

Tropical = 13

Fuam=83

FCecon=189

Total:891

Rede:1.731

Interior:541

Total: 3.163