Publicidade
Manaus
Manaus

Artur Neto divulga lista de secretários

O vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS) comandará duas das principais secretarias na administração de Artur Virgílio: Habitação e Infraestrutura 27/12/2012 às 19:17
Show 1
O prefeito eleitor Artur Virgílio Neto anunciou seus escolhidos para as pastas municipais
acritica.com Manaus

O prefeito eleito de Manaus, Artur Virgílio Neto (PSDB), divulgou, no início da tarde desta quinta-feira (27), a lista dos secretários municipais que atuarão em sua gestão a partir de 1º de janeiro de 2013. Serão 17 secretarias na administração direta e oito na administração indireta.

Na administração direta, os nomes divulgados foram os seguintes: para a Secretaria Municipal de Infraestrutura(Seminf) foi escolhido o vice-prefeito, Hissa Abrahão (PPS), que também comandará a Secretaria de Habitação;  a Secretaria Municipal de Educação será comandada pelo deputado federal do DEM Pauderney Avelino, que apoiou Artur no segundo turno da eleição.

A Secretaria Municipal de Saúde será gerida por Evandro Melo, que se afasta da estrutura da Susam, e a Secretaria de Finanças terá à frente Ulisses Tapajós. A Secretaria Municipal de Comunicação fica sob o comando do jornalista Márcio Noronha; a Secretaria de  Administração com Luis Irapuan Pinheiro; Meio Ambiente com a doutora Kátia Schweickardt; e a Secretaria de Requalificação do Centro, Rafael Lemos Assayag - ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

Além disso, a Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Empreendimento e Abastecimento será comandada pelo ex-senador Jéferson Praia. A Secretaria de Limpeza Pública ficará sob a responsabilidade de Paulo Ricardo Rocha Farias (ex-secretário na gestão de Serafim Corrêa) e a Secretaria de Esporte e Lazer volta para as mãos de Fabrício Lima. Humberto Michiles, ex-titular da Seduc, será o secretário de Governo.

Já para o Gabinete Civil irá Lourenço Braga. O tenente-coronel José Fernando Farias irá chefiar o Gabinete Militar; Marcos Cavalcante, atual procurador do município, se mantém no cargo; Augusto Rodrigues, presidente do diretório estadual do PPS, irá para a Secretaria do Trabalho e Inês Daou, para a Secretaria de Cultura.

A primeira-dama do Município, Gorete Garcia, vai comandar a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, sem remuneração. Para a administração indireta, foram anunciados Martha Moutinho para a Fundação Dr. Thomas. A ManausPrev ficará sob o comando do economista Édson Nogueira Fernandes; ManausMed com Roberto Valiante de Souza; Instituto de Planejamento Urbano (Implurb) o arquiteto Roberto Moita.

Manaustrans e SMTU serão comandados por Pedro Carvalho. "Ninguém é concursado. Ninguém é estável. Permanecerá no cargo quem quiser e enquanto merecer a confiança do prefeito eleito da cidade de Manaus", disse Artur Neto, ao anunciar o secretariado. Artur também explicou que cem pessoas foram selecionadas para integrar seu governo a partir dos currículos enviados para o e-mail divulgado por ele durante a campanha eleitoral.

Contudo, ele garantiu que a seleção ocorreu apenas após o pleito. "Não havia necessidade de se fazer qualquer apelação nesse sentido", disse, referindo-se ao processo ingressado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), segunda colocada nas eleição, que pediu sua cassação, alegando captação ilícita de votos. Para ela, a prática configurou crime eleitoral.

"Será impossível agradar todo mundo. Se fosse outra formação (de Governo) haveria os insatisfeitos. Espero, sobretudo, agradar a cidade de Manaus com a impessoalidade que fizemos", disse Artur.

Mesmo tendo em sua lista de novos secretários aliados de Serafim Corrêa (PSB), Alfredo Nascimento (PR), o próprio Pauderney Avelino (DEM) e o presidente do Diretório Estadual do PPS, partido do vice-prefeito eleito, todos apoiadores de sua candidatura no segundo turno das eleições, Artur foi categórico ao afirmar: "Não temos compromisso com partido nenhum, nem com o PSDB. Nada de cota para partidos. Isso não me cheira a coisa boa. Isso me cheira a escândalo que dá em Jornal Nacional. Temos compromisso com a competência".

Com o fim de secretarias, a nova administração espera ter mais dinheiro para investir nas ações emergenciais dos cem primeiros dias de governo. Somente 1,5 mil cargos comissionados deverão ser criados, o que somado a outros cortes deverá poupar R$ 200 milhões, prontos para serem investidos.

O prefeito eleito ainda lembrou que a gestão das secretarias irá se basear em metas, com prazo para serem cumpridas. "Permanece no cargo quem quiser e quem for capaz de  mantêr o bom trabalho. Serei um prefeito harmonioso, mas que irá cobrar todos a respeito do trabalho que será desenvoldido".

Veja a lista:

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação

Hissa Abrahão, ex-vereador e vice-prefeito eleito, economista, MBA em gestão de empresas e mestre em desenvolvimento da Amazônia pela Ufam

Secretaria Municipal de Educação

Paudernney Avelino – Deputado federal, engenheiro

Secretaria Municipal de Saúde

Evandro melo – odontólogo e ex-secretário municipal de Saúde e atual secretário executivo de Saúde do Estado

Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento

Ulisses Tapajós, empresário (ex-presidente da Mutibras da Amazônia) e engenheiro químico, MBA  em Gestão Financeira e MBA gestão de equipes

Secretaria Municipal de Administração

Luiz Irapuan Pinheiro, matemático, mestre em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia, professor da Ufam, ex-presidente da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (unisol)

Secretaria Municipal Meio ambiente e Sustentabilidade

Katia Schweickardt, doutora em Sociologia e Antropologia pela UFRJ, professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas e atual coordenadora do Centro de Unidade de Conservação do Estado do Amazonas (SDS)

Secretaria Municipal Comunicação

Márcio Noronha, jornalista, MBA em Gestão de Empresas e ex-diretor de comunicação da Câmara Municipal de Manaus

Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento

Jéferson Praia, economista, professor da Ufam, ex-senador, ex-secretário municipal de Trabalho

Secretaria Municipal de Limpeza Pública

Paulo Ricardo Rocha Farias, engenheiro agrônomo, mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Kassel, da Alemanha e professor universitário

Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer

Fabrício Lima, vereador, ex-secretário municipal de Esporte

Secretaria Municipal de Governo

Humberto Michilles, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-secretário de Educação do Amazonas, ex-secretário municipal de Trabalho

Secretaria Extraordinária para Requalificação do Centro de Manaus

Rafael Lemos Assayag, engenheiro, ex vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/AM) e empresário

Gabinete Civil

Lourenço dos Santos Braga, advogado, ex-procurador geral do Estado, ex-procurador geral do Município, ex-reitor da UEA e professor da Ufam

Procuradoria Geral do Município

Marcos Ricardo Cavalcanti, advogado, procurador do Município, atual sub-procurador geral do Município, mestre em Direito Público pela UFSC

Gabinete Militar

José Fernando Farias, tenente-coronel da Polícia Militar do Amazonas

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

Maria Goreth Garcia – jornalista e publicitária, esposa do prefeito eleito

Secretaria Municipal de Trabalho

José Augusto Rodrigues, filósofo, presidente regional do PPS e ex-secretário de Cultura

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb)

Roberto Moita, arquiteto e urbanista, presidente do Instituto de Arquitetura do Amazonas, ex vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito

Pedro Carvalho, engenheiro civil, especialista em Engenharia de Transportes Urbanos, ex-diretor do Departamento de Política Nacional do Ministério dos Transportes, ex-diretor presidente da SMTU ex-diretor do IMTU.

Superintendência Municipal de Transportes Urbanos

Pedro da Costa Carvalho

Agência Municipal de Promoção Cultural e Turismo

Inês Lima Daou – formada em Letras, pós-graduada em Marketing, sub-secretária estadual de Cultura, ex-presidente da Fundação TV Cultura, ex-diretora do Teatro Amazonas  

Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Sócio-Educativa

Luíza Maria Bessa Ribeiro, administradora de empresa, professora da Ufam, professora da UEA, mestre em Administração pela FGV e doutora em Engenharia da Produção pela UFSC.

Fundação Dr. Thomas

Martha Moutinho da Costa Cruz, psicóloga e advogada, especialista em Gerontologia, atual diretora presidente da Fundação Dr. Thomas.

Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (Manausprev)

Édson Nogueira Fernandes júnior, formado em Economia e Direito, com pós-graduação em Engenharia Econômica, auditor do município e ex-secretário Municipal de Finanças.

Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus - Manausmed

Roberto Valiante de Souza, administrador de empresas, consultor de planos de saúde para as regiões norte e nordestes

Conselho de Gestão Estratégia

Félix Valois Coelho – advogado e professor da Ufam, ex-presidente da OAB, ex vice-prefeito de Manaus