Publicidade
Manaus
Manaus

Artur Neto será eleito com 70% afirma pesquisa encomendada por A Crítica

É o resultado apontado pela pesquisa encomendada por A CRÍTICA que aponta Vanessa com 30% dos votos válidos 27/10/2012 às 10:08
Show 1
A pesquisa considerou apenas os votos válidos
ARISTIDE FURTADO Manaus

O ex-senador Artur Neto (PSDB) vencerá a eleição, neste domingo (28), com uma vantagem de 40%  dos votos válidos sobre a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). Esse é o resultado apontado na pesquisa de intenção de votos realizada pela empresa Action. Segundo a sondagem, o candidato tucano tem 70%  dos votos válidos contra 30% da candidata comunista.

Contratada por A CRÍTICA, a pesquisa entrevistou 1.203 eleitores e eleitoras nas seis zonas geográficas de Manaus. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas entre terça e quinta-feira. A consulta está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) com o  número 00065/2012.

Na sondagem estimulada, quando o entrevistado escolhe o candidato ou a candidata em  uma lista, a diferença pró-Artur fica em 36%. Nesse cenário, o candidato do PSDB aparece com 63%, enquanto a candidata do PCdoB obteve  27%. Votos brancos e nulos totalizam 4% e os indecisos, 6%. Na estimativa dos votos válidos, foram  excluídos os  brancos e nulos. E os indecisos migraram para os candidatos de modo similar (na mesma proporção) ao resultado dos que declararam a intenção de votar. 

Levando-se em consideração a margem de erro de 3% para cima ou para baixo e o resultado da pesquisa apenas com os votos válidos, a votação de Artur pode variar de 67% a 73%. A de Vanessa pode ir de 27% a 33%.

Votação por Zona

A pesquisa A CRÍTICA/Action detalhou a intenção de votos dos dois prefeituráveis nas seis zonas administrativas da cidade. Artur Neto vence Vanessa Grazziotin com mais de 50% de vantagem em todas elas. A maior diferença a favor do tucano foi registrada na Zona Oeste onde ele teve 75% contra 25% da adversária. São 50% de dianteira. Essa zona reúne  os bairros da Compensa, Glória, Lírio do Vale, Nova Esperança, Ponta Negra, Santo Agostinho, Santo Antônio, São Jorge, São Raimundo, Tarumã e Vila da Prata.

Na Zona Centro-Oeste, o ex-senador está 44% à frente da senadora. Ele obteve 72% das declarações de voto contra 28% obtidos por ela. Fazem parte dessa área geográfica os bairros de Alvorada, Da Paz, Dom Pedro, Planalto e Redenção.

A mesma vantagem o tucano apresentou na Zona Centro-Sul, na qual os resultados também  foram 72% contra 28%. Ficam nessa zona os bairros de Adrianópolis, Aleixo, Chapada, Flores, Nossa Senhora das Graças, Parque 10 e São Geraldo.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).