Publicidade
Manaus
Manaus

Artur tem maior votação registrada na Zona Sul de Manaus

Segundo o TRE-AM, o eleitorado de Manaus está dividido em 13 zonas e, em todas elas, Artur superou a segunda colocada, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), no quesito votação 29/10/2012 às 10:33
Show 1
Artur Virgilio (PSDB) com seus eleitores
Ana Carolina Barbosa Manaus

A Zona Sul de Manaus foi a que rendeu a maior votação para o prefeito eleito de Manaus Artur Virgílio Neto (PSDB), no segundo turno da eleição municipal, totalizando 109.770 votos dos 603.483 contabilizados para o tucano, o equivalente a 18,2%. Este eleitorado específico está registrado a partir das zonas eleitorais 31, 37 e 63 no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Segundo o TRE-AM, o eleitorado de Manaus está dividido em 13 zonas e, em todas elas, Artur superou a segunda colocada, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Das três zonas eleitorais que renderam maior votação a Artur, apenas a 63 possui um bairro fora da Zona Sul da cidade: trata-se do Mauazinho, na Zona Leste. Além dele, outros 16 bairros estão registrados nas referidas zonas eleitorais.

Na sequência, a segunda zona geográfica com maior votação favorável ao tucano foi a Oeste, que engloba as zonas eleitorais 32, 40 e 65. A zona 40 está localizada em uma área classificada como zona rural da cidade. As três zonas eleitorais em questão agregam 13 bairros de Manaus e totalizaram 116.714 votos para Artur.

Em seguida, vieram a Zonas Leste - que se divide entre as zonas eleitorais 59 e 68 (com 112.488 votos para o tucano) -, a Zona Centro-Sul - distribuída entre as zonas eleitorais 1 e 2 (109.770 votos) -, e a Zona Norte –  dividida em duas zonas eleitorais (com 102.908 votos). A menor votação foi registrada na zona eleitoral 62, que inclui bairros das Zonas Centro-Oeste, Oeste e Centro-Sul.

Embora a Zona Sul tenha sido a que apresentou a maior votação para o tucano, incluindo suas devidas distribuições eleitorais, a zona eleitoral 1 – que possui seis bairros na Zona Centro-Sul e um na Sul – foi a que destinou, sozinha, a maior votação ao Artur: 72.298.

Vanessa
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que ficou em segundo lugar no pleito, teve sua maior votação registrada na zona eleitoral 68 (com 10 bairros na Zona Leste da cidade, a segunda mais populosa da capital). Ela escolheu esta zona para a realização de comício com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), antes do primeiro turno das eleições.

A segunda votação mais expressiva atribuída à segunda colocada foi na zona eleitoral 70 (Norte), que totalizou 34.287 votos. Esta área da cidade foi palco do comício realizado por Vanessa com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), pouco antes do segundo turno das eleições. Nas dez zonas eleitorais restantes, a votação da comunista foi inferior a 25,5 mil votos.