Publicidade
Manaus
audiencia publica prosamim

Audiência Pública apresenta informações sobre etapa do Prosamim na Bacia de São Raimundo em Manaus

Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus ( Prosamim) vai abranger cinco bairros da área central de Manaus. Desapropriações de casas devem iniciar em maio 08/02/2012 às 12:49
Show 1
Audiência Pública apresenta programa Prosamim na Bacia de São Raimundo
Cassandra Castro Manaus

Mais de 100 pessoas participaram da audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (08) no auditório da Prefeitura de Manaus, na Compensa, Zona Oeste. Elas foram acompanhar a apresentação do Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EPIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) relativos aos bairros que vão ser atingidos por esta etapa do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

 Durante a audiência pública, o  presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Antônio Stroski, ressaltou o principal retorno socioambiental que o Prosamim espera alcançar em sua terceira etapa: a melhoria dos aspectos urbanos, de habitação e saneamento básico entre outras.

Os moradores dos 3.172 imóveis que vão ser desapropriados já foram notificados. A previsão é de que o processo de desapropriação da área tenha início em maio. A extensão da área que vai ser afetada pelo Prosamim soma 530 hectares com cerca de 2 km de extensão.

Outro destaque apontado pelos técnicos do programa é o da urbanização que será feita na orla da Bacia do São Raimundo. O local irá receber parques com áreas verdes, equipamentos sociais e de lazer.

O investimento na área conhecida como Bacia de São Raimundo vai ser de US$ 400 milhões, sendo U$ 280 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 120 milhões como contrapartida do Governo do Amazonas.

Governo entrega apartamentos de nova etapa do Prosamim da Cachoeirinha

Na próxima sexta-feira (10), vão ser entregues 498 apartamentos do Parque Residencial Mestre Chico da nova etapa do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). O complexo residencial está localizado na rua Ipixuna, bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

A etapa que vai ser inaugurada na sexta-feira, teve inicio em setembro de 2010.  Além da construção dos apartamentos, foi feita a urbanização do trecho do igarapé que fica entre as ruas Ramos Ferreira e Ipixuna, que também ganhou áreas de lazer e rede de esgoto.