Publicidade
Manaus
Manaus

Bairros da Zona Leste de Manaus recebem os serviços das “Carretas da Mulher”

“Serão duas ‘Carretas da Mulher’ em cada um dos bairros Coroado e Jorge Teixeira, oferecendo exames de mamografia, ultrassonografia, além da coleta para exame preventivo de câncer do colo do útero”, frisou o secretário Francisco Deodato 18/01/2012 às 16:28
Show 1
O atendimento nestas duas áreas da Zona Leste da cidade começa no dia 31 deste mês
acritica.com Manaus

Os bairros Coroado e Jorge Teixeira serão os próximos a receber os serviços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, o atendimento nestas duas áreas da Zona Leste da cidade começa no dia 31 deste mês.

“Serão duas ‘Carretas da Mulher’ em cada um dos bairros, oferecendo exames de mamografia, ultrassonografia, além da coleta para exame preventivo de câncer do colo do útero”, frisou o secretário.

Deodato explica que o Setor de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já iniciou o trabalho de planejamento, junto com o Distrito de Saúde Leste, para definir as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) daquela área que estarão fazendo o encaminhamento para exame nas duas “Carretas da Mulher”.

No caso do Jorge Teixeira, será a segunda passagem das “Carretas da Mulher” pelo bairro da zona Leste, onde as unidades móveis já haviam feito uma parada de 15 dias, posicionadas na rua das Rosas.

“Estamos definindo um novo local para o posicionamento das duas Carretas, com a finalidade de atender aquelas áreas do bairro e as comunidades do entorno, que não tiveram acesso ao serviço em outubro”, disse o secretário.

Cidade Nova
Atualmente, duas “Carretas da Mulher” estão atendendo na Cidade Nova, onde já foram realizados mais de 1,3 mil exames. A permanência no bairro da zona Norte deve se estender até o próximo dia 26.

O serviço já passou pela Colônia Terra Nova, Cidade de Deus e Jorge Teixeira. Em dezembro último, as carretas ficaram posicionadas na Praça da Matriz (ao lado da igreja Nossa Senhora da Conceição), no Centro da cidade. 

Com as “Carretas da Mulher”, a Prefeitura está reforçando os investimentos e as ações destinadas a atender as diretrizes do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo de Útero e de Mama, do Ministério da Saúde (MS).

“Até o início de 2011, a rede municipal de saúde oferecia exame de mamografia somente por meio de clínicas conveniadas. Agora, já dispõe de serviço próprio em três Policlínicas, além do exame disponibilizado nas carretas”, diz Francisco Deodato. Desde que começaram a funcionar, em agosto do ano passado, das “Carretas da Mulher” já garantiram a realização de mais de 15,9 mil exames.