Publicidade
Manaus
Manaus

Baixa quantidade de bolsas de sangue no Hemoam preocupa fundação

O pequeno númerode doadores que tem comparecido à unidade é a principal causa da escassez de sangue 16/05/2012 às 20:24
Show 1
Os doadores precisam comparecer o quanto antes a sede da Fundação
Acritica.com Manaus

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), registrou baixa considerável no estoque sanguíneo e cirurgias eletivas podem ser canceladas nos hospitais do Estado. O pequeno número de doadores que tem comparecido à unidade é a principal causa da escassez de sangue.

A situação preocupa porque pacientes com leucemia - espécie de câncer no sangue - precisam de plaquetas (componente do sangue). Um paciente adulto necessita de pelo menos dez bolsas (50 mililitros cada) de plaquetas por procedimento. Além disso, tem aumentado as demandas no atendimento médico de urgência e emergência nos hospitais da cidade e do interior do Estado.

Todos os tipos sanguíneos precisam de doação. O sangue que é mandado para as unidades de saúde do Estado, principalmente, para atender cirurgias, precisam de reposição, o que não tem acontecido ultimamente.

Requisitos para doar

Para ser doador, é preciso ter boa saúde, idade entre 16 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenha tido hepatite após os 10 anos de idade e que não tenha doença de chagas. Tatuados, com piercing ou fazendo acupuntura também são impedidos de realizar a doação.
Homens podem doar sangue a cada três meses e mulheres a cada 120 dias.

O candidato também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade. O telefone da Hemoam 3655-0100 e o horário de funcionamento é das 8h as 18h em dias normais. Para agendamento de doação, ligar para 3655-0165 e 0143

A Hemoam funciona na Avenida Constantino Nery, 4397, próximo ao Sambódromo, Zona Centro-Oeste.

Por lei, doadores de sangue tem o dia de trabalho (estudo) abonado, podendo retornar para casa após a doação.