Publicidade
Manaus
Manaus

Bandido ‘homem-aranha’: criminosos escalam prédios para cometer assaltos em Manaus

A ousadia de grupos criminosos é tanta que eles chegam também a se passar por funcionários. Crimes desse tipos estão sendo constantes na capital 10/10/2015 às 16:03
Show 1
Ladrão que invadiu o condomínio Smile na semana passada ainda acertou dois tiros no vigilante que fazia a ronda na área
Joana Queiroz ---

A segurança de condomínios da Zona Centro-Sul vem sendo driblada pela audácia de criminosos. No Vieiralves, bairro nobre da cidade, no mês passado, pelo menos três condomínios foram atacados por ladrões que aproveitam qualquer descuido da segurança para entrar nos prédios e depois passar para os apartamentos e realizar os roubos, que só são descobertos depois que os ladrões estão longe.

No mês de setembro o condomínio Green Ville, na rua Acre, ladrões entraram pela área da piscina e invadiram quatro apartamentos de onde levaram dinheiro, joias e objetos de valores. No edifício Fellini, na rua Rio Mar  mais quatro apartamentos foram assaltado na noite do dia 22 do mês passado.

No Fellini os criminosos entraram à noite. Eles escalaram as paredes usando as caixas de ar-condicionado e entraram nos apartamentos pelas sacadas e nem tiveram o trabalho de arrombar portas, pois os moradores acreditando que estão morando local seguro deixam portas e janelas abertas durante a noite. Do local levaram dinheiro, joias e objetos de valor.

Moradores que preferiram não identificar-se informaram que  o roubo ocorreu por volta das 3h. Um assaltante que eles chamaram de  “homem aranha” entrou e roubou apartamentos no 3º, 5° e 6° andares. Um morador chegou a ver um dos ladrões dentro do seu imóvel.

Não é de hoje que condomínios do Vieiralves se tornaram alvos de ladrões. No dia 18 de agosto deste ano, três homens entraram no apartamento do  desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) José Dantas de Goés, no prédio Saint Germain, na avenida Mário Ypiranga. Durante o roubo o bando utilizou armas de fogo para render o desembargador, a esposa dele, o filho do casal e a empregada doméstica. Do lugar a dupla levou joias, relógios e R$ 3 mil em espécie.

Um dos últimos assaltos aconteceu na madrugada de quinta para sexta-feira da semana passada, desta vez no Parque 10, quando um ladrão entrou pelos fundos do condomínio Smile e roubou um dos apartamentos.

Na fuga, o ladrão deparou-se com o vigilante Dionísio Oliveira Cavalcante, 26, que fazia  a ronda na parte dos fundos do condômino.  O criminoso atirou contra o vigilante que foi ferido  por dois tiros nas pernas. O caso foi registrado no 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na avenida Nilton Lis, Flores. O assaltante, de acordo com informações de moradores,  levou joias  e R$ 1 mil em espécie de um dos apartamentos. A administração do condomínio não quis falar sobre o assunto.

Sistema será interligado com o Ciops

O comandante do Comando de Policiamento Metropolitano  (CPM) coronel Franclides Ribeiro confirmou que estão ocorrendo assaltos e até roubos em edifícios de condomínios. Ele disse  que a polícia está fazendo um levantamento para conseguir o número exato desse tipo de ocorrência.

Inicialmente, uma das medidas que o comandante do CPM pretende tomar é convocar administradores e síndicos para uma reunião com o objetivo de discutir a forma de gestão, os procedimentos de segurança que estão sendo adotados e também para apresentar a proposta de um sistema de comunicação direta dos condomínios com o Centro de Operações Integradas de Segurança (Ciops). “A proposta apresentada com o secretário é que os condomínios estejam ‘linkados’ com o nosso sistema de segurança”, disse Franclides.

Pontos: Cuidados para condôminos e condomínios

- Ter um controle rigoroso das pessoas, trabalhadores e visitantes que entram no condomínio;
- Reforçar a vigilância também nos fundos, com equipamentos que possam dificultar a entrada de desconhecidos;
- Troca de informações entre os moradores e administradores sobre qualquer situação suspeita;
- Uso de equipamento de segurança como cercas elétricas, alarmes;
- Manter os portões sempre fechados e ter iluminação no entorno do prédio.