Publicidade
Manaus
Manaus

Batalhão Ambiental descobre depósito com 8 toneladas de carvão ilegal na Zona Norte de Manaus

Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar atendeu a denúncia e encontrou, além do carvão, uma Kombi que seria utilizada para o transporte e venda do produto; dois homens foram presos com a carga, avaliada em R$ 11 mil 19/08/2014 às 14:36
Show 1
Mais de 8 toneladas de carvão ilegal foram achadas no galpão
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (PM) descobriram, na manhã desta terça-feira (19), um depósito de carvão ilegal num galpão da rua Acácia Vermelha, no bairro Parque das Garças, Zona Norte de Manaus. Os militares foram levados ao local por uma denúncia anônima.

Dentro do imóvel, haviam aproximadamente 300 sacas de 20 kg e mais de mil sacas de 2 kg, totalizando mais de 8 toneladas de carvão vegetal, carga avaliada em cerca de R$ 11 mil pela PM.

 
A carga ilegal encontrada no depósito (Divulgação)

O proprietário do depósito, identificado como Alfredo Batista de Castro, e um homem chamado Vicente Moreira Lima, que guiava uma Kombi branca, de placa JWK-1027, com o carvão ilegal, foram presos e encaminhados à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema). Nenhum deles possuía qualquer documentação referente a posse e revenda de carvão vegetal.

De acordo com o artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais, a posse ou aquisição de madeira, lenha, carvão ou outros produtos de origem vegetal, para fins comerciais, sem o devido licenciamento legal, é crime passível de detenção por seis meses a um ano, e multa. Quem armazena e transporta esses produtos sem autorização também incorre no mesmo crime.