Publicidade
Manaus
Manaus

Bebê é internado na UTI após suposto erro de enfermeira

Familiares acusam uma enfermeira do Pronto Socorro da Criança, na Zona Sul de Manaus, de aplicar uma medicação errada em uma bebê de quatro meses. A criança fará tratamento na UTI. Segundo a Susam, uma sindicância será aberta  25/11/2012 às 21:57
Show 1
Criança segue internada na UTI do PSC da Zona Sul
Thiago Monteiro Manaus

Uma criança de quatro meses passou mal na manhã deste domingo (25), no Pronto Socorro da Criança – localizado na Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus –, após uma enfermeira, que não teve o nome revelado, aplicar uma medicação errada no braço do menino.

De acordo com a mãe da criança, que tem 16 anos, o bebê estava passando mal desde sexta-feira (23). Segundo ela, o pequeno Emanuel Cauã de Souza Batista estava com catarro e tossindo muito. No mesmo dia, ela levou a criança para um Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) do Educandos, mas ao chegar na unidade o médico disse que aquilo era somente uma doença rotineira.

Na manhã deste domingo (25), a criança deu entrada no Pronto Socorro da Criança, onde foi constatado princípio de pneumonia. A médica que atendeu Cauã pediu para que a enfermeira aplicasse a medicação quando a criança começou a passar mal, chegando a ficar com a pele em tom roxo.

Segundo a avó de Cauã, a doméstica Aurilane Mafra, 33, no momento da confusão a médica começou a gritar com enfermeira e a chefe de enfermeiros pediu para funcionária ir para residência dela.

“Agora meu filho vai ter que ir para UTI por causa de um erro da funcionária”, disse mãe de Cauã.

A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informou que a criança já tinha entrado com um estado de pneumonia grave. Cauã precisou ir para o balão de oxigênio e foi solicitado pela médica que fosse dado o medicamento para a criança. Segundo a Susam, uma sindicância será aberta para realmente saber o que aconteceu com a criança e as medidas cabíveis serão tomadas.

Os familiares da criança registraram o problema no 7º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Zona Sul.