Publicidade
Manaus
Manaus

Bombas caseiras são mais frequentes em Manaus

Número de intervenções do Esquadrão Antibomba da PM em 2012 já é quase o mesmo realizado durante todo o ano passado 10/03/2012 às 17:38
Show 1
Esquadrão Marte destruiu granada caseira no dia 8, no Coroado, Zona Leste
Maria Derzi ---

Somente nos três meses de 2012, o Esquadrão da Companhia de Manuseio de Artefatos  Explosivos (Marte), popularmente conhecido como Esquadrão Antibomba, da Polícia Militar, já efetuou quatro intervenções para destruir explosivos, encontrados em Manaus. Dentre eles, uma granada de mão regular e três artefatos feitos de forma caseira ou improvisada.

O número é quase o total de explosivos ou bombas encontrados em 2011 - cinco -, quando o esquadrão Marte neutralizou  a ação explosiva ou destruiu o artefato, obedecendo os protocolos internacionais adotados pelos esquadrões anti-bomba.

Por duas vezes, na semana passada, a palavra bomba foi destaque nos noticiários da cidade, causando preocupação e temor à população. A primeira, ocorrida no dia 6, indicava que o explosivo estava montado no prédio do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro de Manaus - onde estudam mais 1,5 mil alunos em regime de tempo integral -, mas não passou de trote. Dois dias depois, a ameaça se consolidou quando o esquadrão Marte desativou uma granada caseira no bairro do Coroado, Zona Leste.

Segundo a PM, toda denúncia ou ameaça envolvendo explosivos deve ser encarada como verdadeira, mesmo que no final seja descoberto um trote. As medidas de segurança aplicadas para garantir que ninguém seja atingido e para efetuar a desativação do artefato, seguem procedimentos adotados em todo mundo. E, mesmo se constatado que a ameaça é falsa, as investigações sobre os autores do trote e as ações de alerta para evitar novas ameaças, são mantidas.

Antes mesmo de confirmada a ameaça, o esquadrão Marte realiza faz o deslocamento ao local, a coleta de informações e análise da situação. Em seguida são iniciadas as vistorias e buscas, dentro de um determinado raio de abrangência. O isolamento da área é um dos primeiros passos adotados.