Publicidade
Manaus
Cotidiano,Saúde,Banco de Leite Humano,Maternidade Ana Braga, Susam, Interior, Borba

Borba recebe o primeiro Banco de Leite Humano do interior do AM

No local as mães receberão orientação sobre doação de leite humano e aprenderão a forma correta de coletar e armazenar o material 28/09/2012 às 13:15
Show 1
Com a inauguração do Banco de Leite Humano de Borba, sobre para quatro o número de bancos no Amazonas
acritica.com Manaus

O primeiro posto de coleta de leite humano do interior do Amazonas será inaugurado nesta sexta-feira (28), no município de Borba – localizado a 155 quilômetros de Manaus. O posto irá funcionar na Unidade Mista de Saúde Vó Mundoca e será vinculado ao Banco de Leite Humano do Amazonas, instalado na maternidade Ana Braga, localizada no bairro São José, Zona Leste da cidade.

O posto de coleta de leite humano foi batizado de Cantinho do Leite. No local as mães receberão orientação sobre doação de leite humano e aprenderão forma correta de coletar e armazenar o material, que será processado e disponibilizado para alimentação de bebês internados na própria unidade de saúde e que não podem ser amamentados pelas mães.

O material poderá ser coletado em casa e deverá ser entregue na unidade de saúde, que fará o envio para o Banco de Leite em Manaus. No Banco o material será pasteurizado, embalado e devolvido para a unidade de saúde em Borba.

O transporte do material será feito por aeronaves, uma vez por semana.

“O leite materno é comprovadamente o melhor alimento para os bebês e infelizmente algumas mães não podem amamentar seus bebês diretamente ao seio, então nós temos como alternativa os Bancos de Leite Humano. Temos três unidades na capital e estamos começando o processo de expansão para os municípios do interior com o objetivo de garantir que as crianças de lá também tenham acesso a esse serviço”, explica o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim.

Antes da inauguração do posto de coleta os profissionais que trabalham na unidade mista de saúde fizeram cursos e treinamentos para aprender a forma correta de coleta e armazenamento do leite humano.

“São medidas simples, mas que devem ser cumpridas a risca para que o alimento mantenha suas características e tenha qualidade ao ser servido para os bebês”, explica a assessora técnica da área de saúde da criança, Tânia Batista.

Os profissionais também receberam capacitação sobre o aleitamento materno para que possam auxiliar as mães que encontram dificuldades na hora de amamentar seus bebês.

Antes da inauguração foram feitas visitas as Unidades Básicas de Saúde do município, onde são realizadas as consultas de pré-natal, para informar as mulheres grávidas sobre o novo serviço que será disponibilizado para elas na Unidade Mista.

“Nós iniciamos um trabalho de sensibilização das mulheres que estão grávidas para que elas saibam que terão esse serviço a sua disposição e também para sensibilizá-las para que possam ser futuras doadoras de leite”, disse Tânia.

Bancos de Leite Humano
Manaus conta com três Bancos de Leite Humano, localizados nas maternidades, Ana Braga, zona Leste, Azilda Marreiros, zona Norte, e Instituto da Mulher, zona Sul de Manaus.

Os bancos são responsáveis por realizar a coleta, pasteurização e distribuição de leite para bebês, internados em hospitais e maternidades, e que não podem receber o leite diretamente da mãe.